Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Últimas Notícias » Extensão da pista do aeroporto de Foz do Iguaçu tem primeira decolagem

Voos

Homologação concluída

Extensão da pista do aeroporto de Foz do Iguaçu tem primeira decolagem

Aeronave da companhia Azul usou o trecho extra da pista, na manhã desta quinta-feira (2), para decolar de Foz do Iguaçu para Curitiba.

2 min de leitura
Extensão da pista do aeroporto de Foz do Iguaçu tem primeira decolagem
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu passa a ter, oficialmente, a segunda maior pista do Sul do Brasil. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ (Arquivo)

Devidamente homologado pelas autoridades aeronáuticas, o trecho extra da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu recebeu, na manhã desta quinta-feira (2), sua primeira decolagem.

Leia também:
Com pista do aeroporto homologada, turismo de Foz pode crescer

De acordo com a concessionária Motiva, administradora do aeroporto, a operação ocorreu às 6h09. No horário em questão, uma aeronave da companhia Azul partiu em direção ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba.

Publicidade

Com a homologação, Foz do Iguaçu passa a contar com a segunda maior pista da Região Sul do Brasil, com 2.705 metros de comprimento total.

Publicidade

Conforme a concessionária, “a homologação da pista não estava prevista no contrato de concessão”, assinado em 2021. Entretanto, diante do impasse com os antigos administradores, a empresa concordou em investir cerca de R$ 30 milhões no processo.

Para atender aos requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Brasil (RBAC), exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o prolongamento da pista de Foz do Iguaçu recebeu diversas melhorias.

Publicidade

Rodrigo Abdala, diretor de Contratos da Motiva Aeroportos, detalhou que o trabalho teve grande complexidade, pois o terminal permaneceu aberto durante todo o cronograma.

“Realizamos readequações e implantação de drenagem de pavimento, sinalizações horizontais, balizamento, ajustes de terraplanagem, adequações de equipamentos meteorológicos e auxílios à navegação aérea, tratamento de obstáculos, entre outros ajustes”, informou Abdala, citado pela assessoria.

Publicidade

Ademais da homologação do novo trecho da pista, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu já recebeu R$ 390 milhões em reformas, modernização e ampliação.

O terminal de passageiros, por exemplo, passou a ter área de cinco mil metros quadrados, com novos espaços para check-in e embarque. O pátio de aeronaves e o terminal de cargas também receberam ampliações.

(Com informações da Motiva Aeroportos)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário