Devidamente homologado pelas autoridades aeronáuticas, o trecho extra da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu recebeu, na manhã desta quinta-feira (2), sua primeira decolagem.
Leia também:
Com pista do aeroporto homologada, turismo de Foz pode crescer
De acordo com a concessionária Motiva, administradora do aeroporto, a operação ocorreu às 6h09. No horário em questão, uma aeronave da companhia Azul partiu em direção ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba.
Com a homologação, Foz do Iguaçu passa a contar com a segunda maior pista da Região Sul do Brasil, com 2.705 metros de comprimento total.
Conforme a concessionária, “a homologação da pista não estava prevista no contrato de concessão”, assinado em 2021. Entretanto, diante do impasse com os antigos administradores, a empresa concordou em investir cerca de R$ 30 milhões no processo.
Para atender aos requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Brasil (RBAC), exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o prolongamento da pista de Foz do Iguaçu recebeu diversas melhorias.
Rodrigo Abdala, diretor de Contratos da Motiva Aeroportos, detalhou que o trabalho teve grande complexidade, pois o terminal permaneceu aberto durante todo o cronograma.
“Realizamos readequações e implantação de drenagem de pavimento, sinalizações horizontais, balizamento, ajustes de terraplanagem, adequações de equipamentos meteorológicos e auxílios à navegação aérea, tratamento de obstáculos, entre outros ajustes”, informou Abdala, citado pela assessoria.
Ademais da homologação do novo trecho da pista, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu já recebeu R$ 390 milhões em reformas, modernização e ampliação.
O terminal de passageiros, por exemplo, passou a ter área de cinco mil metros quadrados, com novos espaços para check-in e embarque. O pátio de aeronaves e o terminal de cargas também receberam ampliações.
(Com informações da Motiva Aeroportos)