O Governo do Paraná confirmou, nessa segunda-feira (3), a concretização da primeira rota aérea regular entre o estado e a Europa. O início está previsto para o dia 2 de julho de 2026, mas a venda de passagens começará já no próximo dia 11 de novembro.
Leia também:
Voo direto para Lima volta à fronteira — mas não ao aeroporto de Foz
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), a rota ligará a capital paranaense, Curitiba, com Lisboa. A operação estará a cargo da companhia TAP Air Portugal, que utilizará aeronaves do tipo Airbus A330-200, para 269 passageiros.
Conforme o planejamento divulgado pelo Governo do Paraná, o novo trajeto terá três frequências semanais, às terças, quintas e sábados. No sentido Lisboa, o avião fará uma parada técnica no Rio de Janeiro antes de continuar a viagem.
Na ponta paranaense, os voos chegarão e partirão do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Em Lisboa, embarques e desembarques ocorrerão no Aeroporto Humberto Delgado (Portela).
Presente no anúncio da nova rota, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, celebrou a expansão da malha aérea no estado.
“Essa ligação direta com Portugal a partir de Lisboa vai impulsionar o turismo, facilitar a vinda de visitantes europeus e ampliar as oportunidades de negócios com a Europa”, afirmou.
Ratinho Junior recordou, ademais, que o Paraná vive momento de crescimento no número de turistas de outros países, com destaque para Foz do Iguaçu e Curitiba.
“Somente neste ano, o número de turistas internacionais cresceu 22,9%, consolidando o Paraná como o quarto principal portão de entrada de estrangeiros no Brasil. Esse voo da TAP é mais um passo no processo de internacionalização do nosso estado”, acrescentou.
Malha aérea internacional no Paraná
Inicialmente, havia expectativa de que a rota Paraná–Europa pudesse incluir o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Recentemente, a concessionária Motiva concluiu a homologação do trecho adicional da pista, permitindo o uso por aeronaves maiores.
Entretanto, Curitiba foi a escolhida, tendo como base fatores como a população de cerca de três milhões de habitantes em seu entorno. Além disso, a capital do Paraná e áreas vizinhas em Santa Catarina representam mercados fortes de emissão de passageiros.
Atualmente, Foz do Iguaçu conta com apenas um voo internacional, tendo como destino Santiago (Chile), pela JetSmart. Já a vizinha Puerto Iguazú passará a contar, a partir de dezembro, com um voo direto para Lima (Peru), da empresa Flybondi.

