Concurso com 1.000 vagas para técnico do INSS é autorizado; salário é de 6,5 mil

A função é de nível médio de ensino - Foto: Agência Brasil

Escolha da banca está prevista para daqui a 60 dias, conforme o Instituto Nacional do Seguro Social.

O governo federal autorizou, por portaria publicada no Diário Oficial da União, o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Serão mil vagas para o cargo de técnico do seguro social.

LEIA TAMBÉM: Partiu, estudar. Concurso público com 699 vagas para RF é autorizado

O INSS informou que a escolha da banca deverá ser feita daqui a 60 dias. A portaria autorizativa fixa que o edital de abertura do certame seja publicado em até seis meses.

Caberá ao instituto prever e editar as normas do concurso público. O provimento dos cargos, isto é, a efetivação dos servidores, deverá ocorrer mediante disponibilidade orçamentária.

A seleção, segundo o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, deverá “iniciar a recomposição da força de trabalho dos servidores do INSS”. Para ele, a medida beneficiará a população mais vulnerável atendida pelo órgão federal.

O número inadequado de servidores é um dos motivos das recentes greves deflagradas pelos profissionais do INSS. A lentidão nos processos é reclamação constante dos segurados, afetando quem sofreu acidente de trabalho, mães e pessoas que buscam a aposentadoria.

O cargo de técnico do seguro social é de nível médio e oferece salário de aproximadamente R$ 6,5 mil. “Os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo país”, anunciou o INSS.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->