Quem passa pela esquina das avenidas Silvio Américo Sasdelli e Garibaldi, na Vila A, já pode notar um novo ponto na paisagem urbana de Foz do Iguaçu.
Leia também:
Veja fotos do AquaFoz, aquário de Foz do Iguaçu, antes da inauguração
No local, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está finalizando a construção de um reservatório de água tratada diferente dos tradicionais.
A estrutura, construída com placas pré-moldadas de aço vitrificado, terá capacidade para armazenar até 5,7 milhões de litros de água em Foz do Iguaçu.
Assim, a empresa espera poder dobrar o armazenamento na Região Norte do município e garantir mais estabilidade na distribuição. A melhoria deverá ser percebida pela população, principalmente, durante os picos de consumo no verão.
De acordo com a Sanepar, a entrada em operação do novo tanque está prevista para o mês de dezembro. Entretanto, obras adicionais, como a instalação de novas conexões e equipamentos em bairros próximos, têm prazo até fevereiro de 2026 para conclusão.
Conforme a Sanepar, a companhia investiu R$ 6,4 milhões para a melhoria, que integra o pacote de modernização do sistema em Foz do Iguaçu.
O reservatório, localizado no alto da Vila A, ajuda a distribuir a água captada no lago de Itaipu, que atende a cerca de 70% do consumo no município. De lá, o líquido vital flui para outras áreas como o centro da cidade e bairros das regiões Leste e Nordeste.
Foz do Iguaçu está entre as cidades do Brasil com os maiores índices de distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto. A Terra das Cataratas possui 99,31% das residências ligadas à rede de abastecimento e 90,66% com o sistema de esgoto.
(Com informações da Sanepar)

