Qual é a melhor alimentação para cães e gatos?

A discussão é grande em torno do tipo mais apropriado de comida. Foto: -Zinkevych (Freepik).

Médica-veterinária explica as vantagens da ração seca, úmida e natural.

É comum dono de cachorro e gato ter uma dúvida recorrente: qual é a melhor alimentação para o pet? Ração ou alimentação natural? Seca ou úmida? A discussão é grande em torno do tipo mais apropriado de comida. A resposta depende muito de cada paciente e família.

Quem dá dicas é a médica-veterinária Amanda Furjan Rial, responsável técnica pelo Hospital Veterinário Popvet, situado em Foz do Iguaçu. Com 12 anos de experiência, a profissional é pós-graduada em clínica médica e cirúrgica e em odontologia veterinária.

A ração seca geralmente é indicada para as situações mais práticas do dia a dia. Ela pode ser facilmente guardada em potes. Na hora de servir dá para calcular a quantidade exata da porção. Outra vantagem é que existem inúmeros tipos e marcas dessa alimentação, a preços bem acessíveis.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A ração úmida também tem as suas vantagens, sendo ideal para completar a hidratação daqueles que bebem pouca água. Por causa do cheiro e textura, é uma opção quase irrecusável por cães e gatos. Ela é indicada ainda para cachorros e felinos com dificuldade de mastigar.

“A alimentação saudável e balanceada é essencial para o tratamento de pacientes. Nós temos na Popvet rações terapêuticas para animais com problemas no coração, rins, bexiga, fígado, entre outros órgãos”, explica a médica-veterinária.

Além de cuidar da nutrição e hidratação, os tutores de cães e gatos precisam ficar atentos aos exageros, em especial envolvendo carboidratos, que podem levar a ganho de peso e formação de cárie e tártaro.

“Os gatos merecem uma atenção à parte porque bebem pouca água, por isso os saches são grandes aliados para somar na hidratação dos felinos”, orienta Amanda Furjan Rial. “Já a alimentação natural tem mais água em sua composição porque reúne alimentos cozidos”, completa.

Natural – Mas aí você pode pensar: “bora” tacar alimentação natural nos pets! Ledo engano. Ela precisa ser orientada por um nutricionista, com a realização prévia de exames, entre eles de sangue. Isso porque cada animal é único, logo é muito difícil uma comida ser igual para todos.

Nutricionista – A grande dica é buscar uma orientação profissional, incluindo de nutricionista, para aliar a alimentação à raça, idade, porte físico, rotina e saúde. Somente os especialistas da área têm o conhecimento necessário para indicar a dieta ideal para o seu animal de estimação.

Popvet Hospital Veterinário 24 Horas
Avenida Maceió, 23 – Jardim Petrópolis (Região Norte)
Foz do Iguaçu/PR
(45) 3028-2931

WhatsApp para agendamento
(45) 99142-2526
www.popvet.com
www.facebook.com/popvet
www.instagram.com/popvetfoz

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

NEGÓCIOS

Esta página faz parte da seção Negócios e não integra o conteúdo jornalístico do H2FOZ.