Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Projeto propõe folga remunerada para doadoras de leite materno

ALEP

Projeto propõe folga remunerada para doadoras de leite materno

Iniciativa em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná, que beneficia servidoras, quer ampliar o estoque nos bancos de leite no estado.

2 min de leitura
Projeto propõe folga remunerada para doadoras de leite materno
Foz do Iguaçu tem um Banco de Leite Materno, localizado na Vila A, próximo ao Hospital Itamed. Foto: Assessoria/Hospital Itamed

Está em tramitação, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), um projeto que prevê benefícios para servidoras públicas doadoras de leite materno.

Leia também:
Representatividade e proteção feminina são tema de evento na ALEP

A proposta, de autoria da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), propõe que – a cada duas comprovações de entrega de doação de leite materno à rede pública – servidoras estaduais ganhem um dia de folga remunerada após o término da licença-maternidade.

A iniciativa, de acordo com a autora, tem como objetivo ampliar os estoques disponíveis para os hospitais e valorizar o gesto solidário das doadoras. O texto-base estipula máximo de dois dias de afastamento remunerado por mês.

“O leite materno é fundamental para todos os recém-nascidos, mas especialmente para aqueles que estão internados e não podem ser amamentados”, argumenta Luciana.

De acordo com a assessoria da ALEP, um litro de leite humano pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Atualmente, o país enfrenta déficit na coleta. Na média dos bancos de leite, o volume gira em torno de 55% das necessidades.

“Se aprovado, o projeto entra na lista de políticas que buscam fortalecer a rede de apoio ao aleitamento materno no Paraná”, descreve a deputada.

Banco de Leite em Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, há um Banco de Leite Materno mantido em parceria entre várias instituições. A articulação inclui o Hospital Itamed, Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Saúde e Rotary Club.

A instituição, que recebe de 90 a 100 litros de leite por mês, está localizada na Avenida Gramado, na Vila A, perto do Hospital Itamed.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Contatos para agendamentos e orientações: (45) 3031-4500 ou (45) 3576-8000, ramal 8136.

Para saber mais sobre quem pode doar e obter informações quanto ao processo de conservação do leite antes da entrega para doação, clique aqui.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.