H2FOZ
Início » ALEP » Projeto pretende adequar cobrança do ICMS às regras da Reforma Tributária

ALEP

Tributação

Projeto pretende adequar cobrança do ICMS às regras da Reforma Tributária

Texto apresentado na Assembleia Legislativa visa a reduzir impactos sobre empresas paranaenses.

2 min de leitura
Projeto pretende adequar cobrança do ICMS às regras da Reforma Tributária
Proposta está em tramitação na Alep Foto: Valdir Amaral/Arquivo Alep

Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto que pretende evitar que os novos tributos criados pela Reforma Tributária sejam incluídos na base de cálculo do ICMS. A Proposta n.º 523/2026 foi elaborada a partir de demandas do setor produtivo e de entidades representativas, preocupadas com os possíveis impactos da nova legislação sobre a competitividade das empresas paranaenses.

De autoria do deputado estadual Fabio Oliveira (Novo), o projeto busca trazer segurança jurídica ao período de transição da Reforma Tributária e evitar interpretações que possam resultar em aumento indireto da carga tributária.

O parlamentar ressalta que a proposta estabelece uma regra clara para evitar distorções tributárias e garantir que a Reforma Tributária cumpra seu objetivo de simplificar o sistema, sem criar custos para quem produz, investe e gera empregos.

O texto do projeto ainda altera a Lei Orgânica do ICMS para deixar expresso que a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o Imposto Seletivo não poderão integrar a base de cálculo do imposto estadual.

Na prática, a proposta determina que o ICMS continue incidindo apenas sobre o valor da operação econômica, sem considerar tributos de competência de outros entes federativos.

Projeto preserva isonomia tributária

Conforme consta na justificativa do projeto, a medida contribui para preservar a isonomia tributária entre as empresas. Segundo o texto, a inclusão dos novos tributos na base de cálculo do ICMS poderá gerar impactos distintos entre os regimes tributários, atingindo principalmente empresas enquadradas no Lucro Presumido e no Simples Nacional híbrido.

De acordo com estudos citados na proposta, caso a CBS e o IBS passem a compor a base de cálculo do ICMS, empresas enquadradas no Lucro Presumido poderão registrar aumento de aproximadamente 13% na carga efetiva do imposto até 2032. Para empresas do Simples Nacional híbrido, o impacto poderá superar 3%.

(Com informações da assessoria de comunicação da Alep)

Publicidade

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Denise Paro

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Ciências Políticas e Relações Internacionais. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    Deixe um comentário