Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Argentina: veja quem são os ministros indicados por Javier Milei

Argentina

Argentina: veja quem são os ministros indicados por Javier Milei

Gabinete terá nomes ligados ao ex-presidente Mauricio Macri (2015–2019) em áreas importantes como economia e segurança.

2 min de leitura
Argentina: veja quem são os ministros indicados por Javier Milei
Javier Milei cumprimenta apoiadores em Buenos Aires, em imagem publicada na página oficial do presidente eleito na rede social Facebook.
Publicidade

Eleito com mais de 55% dos votos, no último dia 19, o futuro presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza), corre contra o tempo para definir quem serão os nomes de seu primeiro escalão no governo, que tomará posse em 10 de dezembro.

Leia também:
Alberto Fernández e Javier Milei iniciam processo de transição
Eleições na Argentina: Javier Milei vence com folga na fronteira

Publicidade

Alguns dos nomes anunciados até o momento estão ligados ao ex-presidente Mauricio Macri (2015–2019), como o indicado para o Ministério da Economia, Luis Caputo, e a terceira colocada no primeiro turno das eleições presidenciais, Patricia Bullrich, convidada para comandar a gestão da Segurança Pública.

Outras indicações já feitas por Milei foram as de Diana Mondino, para o Ministério das Relações Exteriores; Sandra Perrovello, para a pasta de Capital Humano; Guillhermo Ferraro, para o Ministério da Infraestrutura; Guillermo Francos, para o Ministério do Interior; e Mariano Cúneo Libarona, para o Ministério da Justiça.

Durante a campanha, o agora presidente eleito prometeu reduzir a estrutura ministerial do governo argentino, de 18 para oito pastas, além de privatizar companhias e serviços estatais e “cortar com motosserra” os subsídios oferecidos aos cidadãos e empresas.

Publicidade

Conforme divulgado pela imprensa local, a reforma administrativa proposta por Milei incluirá a junção de ministérios hoje separados, como Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Trabalho, em uma pasta, a de Capital Humano, que deverá passar a contar com o maior orçamento do governo federal argentino.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.