Rádio Clube
H2FOZ
Início » Argentina » Argentina promete passagem mais rápida pela aduana de Puerto Iguazú

Argentina

Argentina promete passagem mais rápida pela aduana de Puerto Iguazú

Governador de Misiones esteve em Buenos Aires para reivindicar reforço de pessoal para o atendimento na fronteira.

2 min de leitura
Argentina promete passagem mais rápida pela aduana de Puerto Iguazú
Reunião entre Oscar Herrera Ahuad e Wado de Pedro. Imagem: Gentileza/Gobierno de Misiones

Governador de Misiones esteve em Buenos Aires para reivindicar reforço de pessoal para o atendimento na fronteira.

O governador da província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, esteve em Buenos Aires, nessa quarta-feira (20), para reunião com o ministro do Interior, Eduardo Wado de Pedro, e com a titular da Direção Nacional de Migrações (DNM), Florencia Carignano. Em pauta, a necessidade de agilizar a passagem pela aduana argentina em Puerto Iguazú.

Publicidade

Ahuad pediu ao ministro e à diretora o reforço nas equipes de funcionários para fiscalização de entrada e saída do território argentino. Segundo o governador, o compromisso obtido é o de que, a partir da próxima semana, será disponibilizado um contingente extra (não quantificado) para atendimento na conexão com Foz do Iguaçu.

Outro ponto abordado foi a flexibilização das normas sanitárias em vigor nas fronteiras terrestres argentinas. O governador pleiteou o fim da exigência de declaração juramentada de ausência de sintomas de covid-19, cobrada dos turistas que pretendem viajar a localidades além de Puerto Iguazú ou permanecer mais de 24 horas na cidade.

Sobre esse ponto específico, ainda não há resposta do governo federal argentino, mas a expectativa das províncias é a de que o protocolo seja revisto para a temporada turística de fim de ano, de forma a facilitar a entrada de turistas estrangeiros no país.

Pesquisa

Também nessa quarta-feira, teve início a pesquisa contratada pela Câmara de Comércio de Iguazú (CCI) para verificar quantas pessoas passam pela fronteira diariamente e qual é o tempo médio perdido na fila. Os dados, que serão coletados durante sete dias ininterruptos, servirão de embasamento para futuras propostas de melhoria.

A CCI defende a criação de um regime de “corredor turístico”, no qual pessoas que pretendam visitar apenas Puerto Iguazú, para retornar ao Brasil ou ao Paraguai no mesmo dia, não sejam obrigadas a parar na aduana para a apresentação de documentos. Nesse caso, a fiscalização seria por amostragem. O governo argentino é contrário à ideia.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.