Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Estiagem faz cachoeira desaparecer no lado argentino da fronteira

Argentina

Estiagem faz cachoeira desaparecer no lado argentino da fronteira

Localizado na cidade de Panambí, limítrofe com o Rio Grande do Sul, Salto Paca está completamente seco desde os primeiros dias de 2023.

2 min de leitura
Estiagem faz cachoeira desaparecer no lado argentino da fronteira
Imagem creditada pelo jornal El Territorio a Cristian Valdez, mostrando a estiagem no Salto Paca, em Panambí.
Publicidade

Considerado um dos principais atrativos naturais da zona central da província de Misiones, o Salto Paca, cachoeira localizada em Panambí, limite com o Rio Grande do Sul, está completamente seco desde os primeiros dias de 2023. O salto recebe as águas do Arroio Paca, que praticamente desapareceu devido à estiagem.

Leia também:
Miss Universo Argentina usará traje inspirado nas Cataratas do Iguaçu

Publicidade

Em matéria publicada nessa terça-feira (10), o jornal El Territorio trouxe imagens que mostram o paredão, com cerca de 50 metros de altura, completamente exposto. A pouca água que desce da nascente fica retida em piscinas naturais ao longo do caminho, com vazão insuficiente para que o arroio complete seu curso.

Vídeo do canal Misiones Natural mostrando o salto em condições normais

Curiosamente, apesar de efeitos como a diminuição do fluxo dos rios, a província de Misiones ainda está em situação “confortável” em relação a outras áreas do território argentino. Dados divulgados pelo Sistema de Informação sobre Secas (Sissa) apontam que 54,48% das áreas do país enfrentam seca em graus que variam de moderada a extrema.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.