Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú estavam em festa no dia 29 de novembro de 1985. Na data em questão, exatos 40 anos atrás, os presidentes José Sarney (Brasil) e Raúl Alfonsín (Argentina) inauguravam a Ponte Tancredo Neves.
Leia também:
Ponte Tancredo Neves em 1984, um ano antes de ficar pronta
Originalmente chamada de Ponte da Fraternidade, a via internacional sobre o Rio Iguaçu recebeu o nome em homenagem ao líder político brasileiro falecido naquele ano.
A Ponte Tancredo Neves aposentou as travessias de balsa entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. As embarcações ficavam lotadas, principalmente, aos fins de semana e feriados, com grande utilização por moradores e turistas.
No lado brasileiro, o ponto de embarque e desembarque ficava no Porto Meira, no final da Avenida General Meira. Para vencer o desnível entre a barranca e o cais do Rio Iguaçu, o porto contava com um funicular, uma espécie de bondinho que subia e descia o trecho.
Atualmente, a Ponte Tancredo Neves lidera a lista das fronteiras terrestres mais movimentadas da Argentina, provando sua importância.
Pela via entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, circulam turistas e moradores da região trinacional de fronteira, bem como parte importante do comércio entre Brasil, Argentina e países como o Chile.

Inauguração da Ponte Tancredo Neves
Juntamente com a Ponte Tancredo Neves, Foz do Iguaçu ganhou obras de modernização como a duplicação da Avenida das Cataratas. O trecho em pista dupla entre o Boicy e o atual Trevo da Argentina foi especialmente construído para a conexão com a ponte.
Além disso, a duplicação da Avenida Costa e Silva, entre o centro de Foz do Iguaçu e a BR-277, também fez parte do mesmo pacote de mobilidade.
No site do Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu, você confere conteúdos como um informativo especial bilíngue, publicado em novembro de 1985, sobre a inauguração da Ponte Tancredo Neves.
Para conferir a publicação, bem como para navegar por todo o acervo de mais de seis décadas de história da imprensa iguaçuense, clique aqui.

