Novas autoridades iniciam mandato na Argentina

Além do presidente Javier Milei, o domingo (10) foi marcado pela posse de autoridades regionais e municipais no país.

Apoie! Siga-nos no Google News

Tomou posse como presidente da Argentina, no final da manhã deste domingo (10), o economista Javier Milei, para mandato que irá até dezembro de 2027. Em cerimônia no Congresso Nacional, em Buenos Aires, Milei recebeu a faixa e o bastão presidenciais das mãos de Alberto Fernández e Cristina Kirchner, que comandavam o país até então.

Leia também:
– Governo Milei não trocará embaixador no Brasil
– Em carta a Lula, Javier Milei diz querer trabalhar com o Brasil

Em seu primeiro discurso, Milei, que terá Victoria Villarruel como vice, procurou ser otimista, mas reconheceu que “não há dinheiro” para enfrentar de forma imediata a crise econômica no país, que acumula inflação acima de 140% nos últimos 12 meses e terá de adotar medidas como uma nova desvalorização da moeda nacional.

“Nossa prioridade máxima é evitar a hiperinflação. Então, não há alternativa, a não ser o ajuste nas contas do governo”, afirmou Milei. “Esta é a última engolida de sapo para começar a reconstrução da Argentina. Levaremos adiante um ajuste ordenado, que recairá sobre o Estado, e não sobre o setor privado.”



As primeiras medidas do governo de Milei serão formalizadas na manhã desta segunda-feira (11), às 8h, em entrevista coletiva do ministro da Economia, Luis Caputo. Integrante do grupo político do ex-presidente Mauricio Macri, Caputo é visto como um nome moderado, contrário a propostas como a dolarização da economia argentina.

Misiones

Na província fronteiriça de Misiones, Hugo Passalacqua foi empossado governador, tendo Lucas Romero Spinelli como vice. Já o até então chefe do Executivo, Oscar Herrera Ahuad, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados de Misiones, com Carlos Rovira, líder histórico da Frente Renovadora, como 1.º vice-presidente.

Puerto Iguazú

Em Puerto Iguazú, onde o prefeito Claudio Filippa foi reeleito, tomaram posse os vereadores da nova legislatura, eleitos em maio: Omar Gómez, Alejandro Verón, Raquel Matcoski e Leopoldo Lucas. A mesa diretora será composta por parlamentares que já estavam na casa: Javier Bareiro (presidente), Rodrigo Lugo e Hugo Sartori.

LEIA TAMBÉM