As forças policiais da Argentina desarticularam, no fim de semana, uma quadrilha que usava motos aquáticas para traficar drogas na fronteira com o Paraguai.
A operação, coordenada pelo Grupo Operacional Conjunto de Luta contra o Narcotráfico no Nordeste da Argentina (NEA), cumpriu 15 mandados de busca e apreensão nos municípios de Posadas e Garupá, bem como em uma unidade prisional no Chaco.
Como resultado, um cidadão paraguaio, de 35 anos, apontado como o líder do grupo, recebeu voz de prisão. Além dele, dois argentinos (pai e filho) e uma mulher que já estava presa foram identificados como participantes do esquema.
De acordo com as autoridades, a quadrilha levava do Paraguai drogas como maconha e cocaína para distribuição em várias partes da Argentina.
Leia também:
Suspeito de matar brasileira estudante de Medicina está preso no Maranhão
Dos depósitos em Posadas e na cidade vizinha de Garupá, o grupo fracionava os entorpecentes para enviá-los aos compradores em províncias como Santa Cruz e Chaco.
Conforme as forças policiais da Argentina, as investigações começaram após a interceptação de encomendas contendo cocaína e maconha fracionadas. Em um dos casos, houve entrega vigiada para apurar os destinatários do entorpecente.
As drogas entravam na Argentina pelo Rio Paraná, na fronteira entre Encarnación (Paraguai) e Posadas, a bordo de motos aquáticas e pequenas embarcações. Alternativamente, a quadrilha usava carros adulterados com fundos falsos.
O cidadão paraguaio e os dois argentinos estão recluídos à disposição das autoridades judiciais do país, enquanto a mulher, presa por um processo anterior, acumulará mais uma ação na Justiça Federal argentina.

