Fala de ministro Paulo Guedes repercute mal no Paraguai

Fala de Paulo Guedes pegou mal no Paraguai. Foto: Alan Santos/PR

O ministro brasileiro disse que o Paraguai virou “Estado brasileiro” rico.

A intenção do ministro de Economia do Brasil, Paulo Guedes, era mostrar que o Paraguai, graças aos baixos impostos, cresceu e se beneficia vendendo ao Brasil. E que o Brasil perde ao manter impostos elevados.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Mas a fala dele gerou mal-estar no Paraguai, principalmente por causa das expressões usadas pelo ministro, conforme foram publicadas no jornal O Globo neste sábado, em sua edição on line.

“O Paraguai virou praticamente um Estado brasileiro com imposto zero, cresceu, ficou rico porque se beneficia da escala brasileira exportando para o Brasil”, disse o ministro.

No Paraguai, o Ministério das Relações Exteriores lamentou as “expressões infelizes” utilizadas pelo ministro, ao dizer que o Paraguai tornou-se um Estado brasileiro, informou o jornal Última Hora.

Ainda neste sábado, a chancelaria paraguaia divulgou nota sobre a fala de Guedes, que em outro trecho afirmou:

Se nós tivéssemos impostos baixos, os brasileiros não estavam indo pro Paraguai pra fazer soja, chicote elétrico. Tudo que está sendo feito lá, poderia estar sendo feito aqui e está sendo feito lá porque a gente tem imposto muito alto e o Paraguai, inteligentemente, baixou os impostos e virou o estado brasileiro mais rico, entre aspas, o que mais cresce.

Mesmo com a ressalva do “entre aspas”, usada na fala dele, as expressões desagradaram os paraguaios. A nota do Ministério de Relações Exteriores deixa isso bem claro.

O Paraguai é e sempre será uma nação livre, soberana e independente, e para honrar aqueles que a defenderam heroicamente ao longo de sua história, essas expressões infelizes não podem ser ignoradas.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.