Rádio Clube
H2FOZ
Início » Carta ao leitor » Eleições: dois anos após escolher Javier Milei, Argentina volta às urnas

Carta ao leitor

Política na Argentina

Eleições: dois anos após escolher Javier Milei, Argentina volta às urnas

Neste domingo (26), eleitores de toda a Argentina votarão para renovar metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado.

2 min de leitura
Eleições: dois anos após escolher Javier Milei, Argentina volta às urnas
Panorama da cidade argentina de Puerto Iguazú, na fronteira com Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Expectativa em alta na Argentina, neste domingo (26), para as eleições legislativas de meio de mandato. Em disputa, conforme a legislação eleitoral do país, a renovação de metade (127) das cadeiras da Câmara dos Deputados e de um terço (24) do Senado.

Leia também:
Argentina terá eleição no fim de semana, com Lei Seca em Puerto Iguazú

Publicidade

Para o presidente Javier Milei, eleito em novembro de 2023, o pleito é essencial. Mais do que aumentar a minoritária bancada governista no Congresso, Milei precisa demonstrar que terá fôlego para tocar sua pauta nos últimos dois anos de mandato.

Escolhido com as premissas de controlar a inflação e devolver a Argentina aos trilhos do crescimento, o presidente vem perdendo popularidade nos últimos meses.

Não está descartado, portanto, que parte importante dos eleitores opte pelo chamado “voto de castigo”. Tal castigo viria, principalmente, dos setores mais duramente impactados pelo achatamento da renda (pobres, classe média baixa e aposentados).

A província fronteiriça de Misiones, na qual fica Puerto Iguazú, elegerá apenas três deputados nacionais. No total, 11 chapas partidárias estão inscritas para o pleito em Misiones, cada qual com três candidatos.

Nos últimos meses, o portal H2FOZ publicou uma série de reportagens sobre o panorama econômico na cidade argentina vizinha a Foz do Iguaçu.

Em junho, por exemplo, a jornalista Denise Paro esteve em Puerto Iguazú e constatou que a inflação em baixa não aliviou a crise comercial na cidade.

Outra matéria, publicada em dezembro de 2024, mostrou que o encarecimento dos preços no primeiro ano de Javier Milei empurrou turistas argentinos e moradores de Puerto Iguazú para Foz, bem como tirou os brasileiros do lado de lá da fronteira.

Gangorra da economia argentina

Ainda incerto, o desempenho da economia argentina nos próximos dois anos dependerá, diretamente, do resultado das eleições legislativas deste domingo.

Com olhar fronteiriço, o H2FOZ trará, nesta segunda-feira (27), cobertura completa dos resultados em Misiones e no cômputo geral das províncias da Argentina.

Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu e fronteira. Assine o H2FOZ!

Muito obrigado pela leitura e ótima semana!

Guilherme Wojciechowski colabora diariamente com o H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário