Engana-se quem pensa que a fronteira aparece no noticiário nacional somente em situações como crimes, apreensões ou recordes no turismo.
Leia também:
Notícias do Paraguai | Notícias da Argentina
Muitas vezes, notícias aparentemente banais, sobre o dia a dia de quem vive nas bordas do Brasil, viralizam entre leitores de outras partes do país.
Nesta semana, o H2FOZ publicou atualizações sobre algo corriqueiro na fronteira, os preços da gasolina e do diesel na Argentina e no Paraguai.
Publicada na quarta-feira (17), a reportagem Saiba quanto custa a gasolina na Argentina em setembro de 2025 alcançou amplo público em outros estados, principalmente, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A matéria traz os preços praticados nos postos de Puerto Iguazú, do outro lado da fronteira com Foz do Iguaçu. No passado, motoristas brasileiros e paraguaios formavam filas para abastecer na cidade argentina. Atualmente, não mais.
Nos comentários, o leitor Marcos indicou que em outras áreas do país vizinho, como em Mendoza, a gasolina é mais barata. De fato, Puerto Iguazú e demais cidades da província de Misiones estão entre os locais mais caros da Argentina para abastecer.
Gasolina e diesel no Paraguai
Nesse sábado (20), o H2FOZ publicou os novos preços dos combustíveis no Paraguai. No lado paraguaio da fronteira, o governo do país anunciou redução de G$ 250 (cerca de R$ 0,19) nas tarifas, atreladas às recentes quedas na cotação do dólar.
No final de agosto, o portal já tinha destacado que a gasolina aditivada vendida no Paraguai está mais barata que a gasolina comum nos postos de Foz do Iguaçu. Para relembrar a reportagem sobre o tema, assinada pela jornalista Denise Paro, clique aqui.
Quem vive na fronteira sabe que a economia da região gira em ciclos: ora determinado produto ou serviço compensa mais aqui, ora do outro lado. Para quem vive em outras áreas do país, contudo, tais oscilações geram constante curiosidade.
Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu e fronteira. Assine o H2FOZ!
Muito obrigado pela leitura e ótima semana!
Guilherme Wojciechowski colabora diariamente com o H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.