O Observatório Social do Brasil em Foz do Iguaçu (OSB-FI) está na disputa de um prêmio nacional de transparência promovido pelo Sistema OSB. A entidade concorre na categoria de boas práticas com um trabalho de monitoramento e divulgação dos gastos públicos relacionados ao Natal de 2025.
A iniciativa acompanhou as etapas da contratação da decoração natalina realizada pelo município. Durante a análise, técnicos e voluntários identificaram pontos considerados relevantes nas justificativas apresentadas para a inexigibilidade de licitação e levaram as informações ao conhecimento da população.
O projeto inscrito na premiação teve como foco a comunicação como ferramenta de controle social. Além de registrar as peças decorativas instaladas na cidade, o Observatório levantou os custos de cada item e utilizou redes sociais e veículos de comunicação para divulgar os dados aos cidadãos.
Segundo a entidade, o trabalho buscou ampliar a compreensão da população sobre a aplicação dos recursos públicos. A análise também questionou a ausência de competição no processo de contratação, argumento utilizado para justificar a inexigibilidade de licitação.
Vote aqui:
Gastos do Natal 2025
As informações reunidas resultaram em uma denúncia formal encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O Observatório defende que a transparência pública deve ir além da divulgação de dados, garantindo que a sociedade compreenda como os recursos arrecadados são utilizados.
“Nesse caso, percorremos as várias etapas do controle social cidadão”, afirmou o presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Haralan Mucelini. “Divulgamos o custo e a qualidade da contratação com dinheiro público à população, além de chamar atenção para a necessidade de melhor planejamento dos grandes eventos”, completou.
A votação popular ocorre pela internet e considera as interações recebidas no vídeo que apresenta o projeto. Os organizadores da campanha incentivam moradores a curtirem e compartilharem o conteúdo para ampliar a visibilidade da iniciativa.
De acordo com o Observatório, cada participação ajuda a fortalecer ações voltadas à fiscalização dos gastos públicos e ao incentivo da cidadania. O objetivo é destacar experiências que contribuam para ampliar a transparência e o controle social nos municípios.
(Com informações da assessoria)

