Viação Santa Clara recebe certificado de ‘Empresa Amiga da Pessoa Autista’

A operadora do transporte coletivo irá disseminar informações sobre o transtorno do espectro autista e inseriu funcionários em treinamento específico.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Viação Santa Clara (Visac), que opera o transporte coletivo em Foz do Iguaçu, recebeu o selo de “Empresa Amiga da Pessoa Autista”, nessa quinta-feira, 29. A certificação é da Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (ONDA), que atua para aprimorar a qualidade de vida das pessoas autistas.

LEIA TAMBÉM: Curso de formação de condutores inicia segunda etapa em Foz do Iguaçu

Para obter a chancela, a empresa de ônibus se comprometeu a disseminar informações sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Também disponibilizou 20 funcionários para participar do treinamento oferecido pela ONDA, abrangendo condição, legislação e práticas de atendimento às pessoas da comunidade do autismo.

Conforme a Visac, o próximo objetivo será conscientizar outros 270 motoristas e colaboradores sobre o atendimento humanizado ao autista. Ainda, a frota de ônibus em circulação no município receberá selo conscientizando passageiros sobre inclusão e respeito às diferenças humanas.

“Os colaboradores da Visac terão um papel muito importante neste processo da inclusão”, afirmou o presidente da ONDA, Fábio Cordeiro, enfatizando que as empresas amigas do autista colaboram na promoção da inclusão social. “Estamos gratos com essa participação”, complementou.

Pessoas com TEA, explicou, podem autodesregular-se em situações do dia a dia. “O autista se enquadra na lista de atendimentos prioritários, pois tem uma deficiência. No caso de uma crise em locais públicos, o atendente, por exemplo, deve dar prioridade máxima”, explicou Fábio.

Atuando na Central de Bilhetagem da Visac, Cintia Farias foi uma das colaboradoras a participar do treinamento. “Estou no setor há 14 anos, mas hoje saio daqui muito mais informada e capacitada para oferecer um atendimento ainda mais humanizado. O que mais me chamou a atenção foi sobre como abordar em situações se prioridade”, reportou.

Sobre o autismo

O TEA está associado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental, em adultos e crianças. Segundo estimativas, uma a cada 36 pessoas tem autismo. “Em Foz, diante de uma população de 285 mil habitantes, pelo menos 8 mil crianças e adultos têm ou terão o diagnóstico”, expôs a assessoria da Visac.

(Com informações da Viação Santa Clara)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.