Rádio Clube
H2FOZ
Início » Cidade » Prefeito Chico Brasileiro sanciona lei que amplia cobrança do IPTU

Cidade

Prefeito Chico Brasileiro sanciona lei que amplia cobrança do IPTU

Norma de autoria do Executivo, aprovada pela Câmara de Vereadores, altera o Sistema de Avaliação de Imóveis em Foz do Iguaçu.

2 min de leitura
Prefeito Chico Brasileiro sanciona lei que amplia cobrança do IPTU
Sede da Prefeitura de Foz do Iguaçu - Foto: Divulgação

Norma de autoria do Executivo, aprovada pela Câmara de Vereadores, altera o Sistema de Avaliação de Imóveis em Foz do Iguaçu.

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) sancionou as alterações na Lei Complementar nº 186/2011, que modifica o Sistema de Avaliação de Imóveis em Foz do Iguaçu para fins de tributação, como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A norma foi publicada no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira, 27.

Publicidade

Com a mudança, serão adicionadas e tributadas juntamente, e conforme a área da construção principal, edificações como salão de festas, churrasqueira, piscina e área de pergolado. Também passam a ser tributados desse modo espaços como ofurô (banheira), sauna, gazebo (estrutura aberta e ao ar livre) e quadra de esportes.

A nova lei muda o cálculo do Fator G (Fator Geométrico) de um imóvel com mais de uma confrontação para a mesma rua. A normativa estabelece que esse referencial deverá ser aferido pela média das testadas (frente) dos imóveis da quadra onde fica o lote.

A prefeitura justificou o projeto como sendo uma iniciativa para fazer justiça fiscal, devendo incidir principalmente nos condomínios horizontais fechados. Para a oposição na Câmara de Vereadores, trata-se de uma mudança para aumentar a arrecadação em tempos de crise com a ampliação da tributação do IPTU.

Para ser aprovado no Legislativo, o projeto assinado por Chico Brasileiro recebeu os votos dos vereadores Adnan El Sayed (PSD), Anice (PL), Kalito Stoeckl (PSD), Ney Patrício (PSD), Maninho (PSC), Protetora Carol (PP), Rogério Quadros (PTB) e Yasmin Hachem (MDB). Votaram contra a mudança: Cabo Cassol (Podemos), Edivaldo Alcântara (PTB), Galhardo (Republicanos), Jairo Cardoso (DEM) e João Morales (DEM). Os edis Alex Meyer (PP) – com justificativa – e Dr. Freitas (PSD) não compareceram à sessão.

Leia também:

Câmara aprova projeto que altera Sistema de Avaliação de Imóveis para fins de IPTU

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.