Moradores de bairros da Região Norte de Foz do Iguaçu relataram, na hora do almoço desta quinta-feira (18), que ouviram sirenes de alarme vindas da usina de Itaipu.
Leia também:
Itaipu programa novo leilão de casas da Vila A — confira a data
As sirenes puderam ser ouvidas em locais como a Vila C Velha, Jardim Veneza e Jardim Itaipu, localizados no entorno da hidrelétrica do Rio Paraná.
Horas antes, a Comunicação Social de Itaipu enviou mensagem no WhatsApp, dirigida à imprensa, mas que circulou por vários grupos de associações de moradores.
De acordo com a binacional, a atividade fez parte de “um ensaio das novas sirenes, que substituem as antigas em função da modernização do sistema de alertas sonoros de emergência da usina”.
O sistema está composto por 20 sirenes instaladas na Cota 225, o ponto mais alto da barragem. Conforme Itaipu, os equipamentos têm potência elevada e o som pode chegar a uma distância de até dois quilômetros da hidrelétrica.
Do lado paraguaio da fronteira, moradores de Hernandarias também confirmaram que ouviram as sirenes, principalmente nos bairros colados à usina de Itaipu.
Os testes duraram entre as 12h e as 12h30, período no qual a equipe do H2FOZ recebeu mensagens de leitores. “Eu até acharia que era som de obras”, comentou uma moradora da Vila C Velha. “Apurando o ouvido, dá para perceber a diferença.”
A atualização tecnológica da usina começou em 2022, com investimento de US$ 649 milhões e previsão de conclusão em 2036. O trabalho está a cargo do Consórcio Modernização de Itaipu (CMI), formado por empresas brasileiras e paraguaias.