Covid-19: Paraná registra 1º caso da variante indiana

Caso foi confirmado pela Fiocruz - Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Siga a gente no

Estado tem ainda um caso suspeito: homem com 38 anos e morador de Cascavel.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou nesta quarta-feira, 2, ter registrado no Paraná o primeiro caso da variante indiana, denominada de B.1.617. A amostra foi examinada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a partir de sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19.

Segundo a Sesa, o caso é de uma mulher, de 71 anos, da cidade de Apucarana (PR). Com comorbidades, ela apresentou sintomas da doença em 19 de abril, após ter contato com casos confirmados da doença.

De acordo com a secretaria, a mulher fez exame RT-PCR para detecção da Covid-19 no dia 26 de abril. “Ela ficou hospitalizada neste período, mas teve alta logo em seguida”, informou a Sesa.

A paciente morava com o marido de 74 anos e o filho de 58, sendo que os três foram diagnosticados com covid-19. O filho faleceu no dia 17 de maio.

“A equipe de Vigilância Epidemiológica municipal realiza acompanhamento dos familiares e contatos próximos e abriu investigação epidemiológica sobre o caso”, informou a Secretaria de Saúde do Paraná.

O Paraná tem ainda um caso suspeito da cepa B.1.617. Trata-se de um homem de 38 anos, que mora em Cascavel (PR). “A amostra foi remetida à Fiocruz e aguarda o resultado o sequenciamento genômico”, relata a Sesa.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias) 

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->