ACIFI traz economia do agro para diversificar renda em Foz do Iguaçu

Anúncio foi feito em posse da Gestão 2024–2026; setor somará forças com comércio, exportação, turismo, educação, saúde, prestação de serviços, transporte, logística, tecnologia e inovação, entre outros segmentos.

Apoie! Siga-nos no Google News

Diversificar a economia é o grande desafio para impulsionar a geração de empregos e a distribuição de renda em Foz do Iguaçu. Com esse objetivo, a ACIFI deu um grande passo ao associar grandes empresas do agronegócio do Oeste do Paraná, durante a cerimônia de posse da Diretoria, Conselho Superior e Conselho Fiscal, na segunda-feira, 29. 

Tomaram posse o presidente reeleito da ACIFI, Danilo Vendruscolo, e o presidente reeleito do Conselho Superior, Rodiney Alamini. Eles conduzirão a gestão colegiada formada por 83 dirigentes (17 diretores, 60 membros do Conselho Superior e seis do Conselho Fiscal), garantindo amplitude de representação em diferentes setores. 

Diretores e conselheiros da ACIFI – Gestão 2024 -2026. Foto: Kiko Sierich.

  A grande meta da nova gestão é, a partir do associativismo e cooperativismo, trabalhar fortemente para Foz do Iguaçu variar as suas fontes de riqueza. “Precisamos intensificar os investimentos em setores primários, secundários e terciários, inserindo novos setores na matriz e intercalando os segmentos”, disse Vendruscolo. 

Em seu discurso de posse, o presidente da ACIFI frisou que a entidade possui em seu quadro associativo cerca de 2.400 empresas, profissionais liberais, autônomos e MEIs. São empreendedores do centro e dos bairros unidos pelo associativismo, que geram 30% dos 66,2 mil empregos formais, com mais de R$ 9 bilhões de faturamento anualmente.  

Para Vendruscolo, é preciso inserir novos setores na matriz econômica e intercalar segmentos. Foto: Kiko Sierich.

Inclusão e integração de setores ampliam e fortalecem associados 

Em sua trajetória de 72 anos, a entidade tem ampliado o perfil dos associados: comércio, prestação de serviços, comércio exterior, turismo; depois, englobando educação, saúde, transporte e logística. Mais recentemente, a entidade passou a concentrar esforços para atrair e estimular investimentos em tecnologia e inovação. Agora é possível dizer que a “ACIFI também é agro”. 

Assinaram pessoalmente adesão à ACIFI os empresários Jefferson Nogarolli (Super Amigão), Marcos Sarabia e Felipi Sarabia (GS3/Grupo Sarabia), Jaime Zorzetto (Disam Distribuidora de Insumos Agrícolas), Vanderlei Jacoboski (Agropecuária JMW/Matrisoja), Irineo da Costa Rodrigues (Lar Cooperativa Agroindustrial), Elias Zydek (Frimesa) e Eder Lopes (Inpasa Brasil). 

Solenidade de posse reuniu lideranças de Foz do Iguaçu e do Oeste do Paraná. Foto: Kiko Sierich.

“O agronegócio, a partir dessa ação da ACIFI, vem fortalecer Foz do Iguaçu, que está cercada de indústrias e atividades da cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Com esse novo segmento dentro da associação, ampliamos o faturamento dos associados para R$ 70 bilhões/ano. O nosso objetivo continua na linha da diversificação da economia da nossa cidade”, afirmou Vendruscolo. 

Representando os incentivos da ACIFI aos microempreendedores individuais, confirmam associação as empreendedoras Tathiana do Nascimento Guimarães e Célia Cristina Medeiros. A entidade oferece várias oportunidades para o crescimento dos MEIs, com benefícios especiais em microcrédito, consultoria do Programa Empreender, rede de convênios, registro de marca e plano de saúde. 

Nova gestão ampliará esforços para garantir transformações da cidade 

Presidente reeleito do Conselho Superior, Rodiney Alamini destacou que o planejamento estratégico da entidade busca fortalecer o papel da ACIFI nos grandes debates públicos e na defesa dos interesses dos empresários, bem como a oferta de produtos e serviços úteis às empresas de todos os portes. 

“Estamos evoluindo para acompanhar a conclusão de obras estruturantes visando a diversificar a nossa economia”, resumiu. Vendruscolo complementou fazendo um pedido aos governantes locais para que escutem os anseios dos empresários, desburocratizem o sistema e priorizem a eficácia na administração pública municipal, com a entrega de obras de sua responsabilidade. 

ACIFI abrigará unidade do Sebrae de apoio às pequenas e microempresas 

Durante a solenidade, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, assinou termo de compromisso para a implantação de um ponto de atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (complexo da sede da ACIFI). “Todas as ações na unidade são gratuitas: capacitações, consultorias e toda grade de serviços”, enfatizou o dirigente. 

Também fizeram uso da palavra no cerimonial o presidente da Câmara de Vereadores, João Morales; a secretária municipal da Fazenda, Salete Horst; o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Rainer Zielasko; o deputado federal Luciano Alves; e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Fernando de Moraes. 

Com apoio do Sicoob Três Fronteiras, BRDE, Itamed e Genuscluin, a solenidade de posse e de adesão dos novos associados ocorreu após a Assembleia Geral Ordinária, que aprovou, por unanimidade, o balanço patrimonial e o exame de demonstrações contábeis de 2023. Na sequência, ocorreu a assinatura do termo de posse da chapa Integração e Fortalecimento – Gestão 2024–2026. O mandato será de maio de 2024 a abril de 2026.

Evento aconteceu após a Assembleia Geral Ordinária da ACIFI. Foto: Kiko Sierich.
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.