Capes aprova mestrado profissional na Unila em Foz do Iguaçu

Segundo a universidade, curso será voltado para professores da educação básica, com expectativa de início das aulas em 2024.

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A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, neste mês, o primeiro mestrado profissional da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com sede em Foz do Iguaçu. O curso terá como público-alvo professores da educação básica do Brasil e demais países da América Latina.

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De acordo com a Unila, o mestrado profissional em Educação ainda aguarda a homologação pelo Ministério da Educação (MEC), mas a expectativa da instituição é a de que as inscrições para o primeiro processo seletivo sejam abertas ainda em 2023, para início das atividades letivas em 2024.

“O principal motivo [para a proposta deste mestrado] sempre foi construir um espaço formativo, de qualidade, para o professorado da educação básica da América Latina, em especial para os que atuam nas redes de ensino estadual e municipal da Tríplice Fronteira”, explica o coordenador do curso, Miguel Antonio Ahumada Cristi, citado pela assessoria da Unila.

A proposta apresentada à Capes trouxe um diagnóstico da educação na fronteira, contabilizando, em Foz do Iguaçu, 86 escolas municipais, 30 estaduais, 45 escolas privadas e um Instituto Federal. Em Puerto Iguazú, na Argentina, são 40 escolas. Em Ciudad del Este, no Paraguai, outras 126. A estimativa é de aproximadamente 2.500 profissionais da educação básica atuando nas três cidades da região.

O objetivo do mestrado é oferecer uma formação crítica para que os educadores possam aprimorar seus conhecimentos, propor e construir políticas educacionais, oferecer propostas educativas, realizar análises do currículo e produzir materiais didáticos que colaborem com o desenvolvimento de uma educação de qualidade.

“Um mestrado profissional, para além de ter as mesmas exigências científicas que um mestrado acadêmico, considera a reflexão sobre a própria experiência profissional”, reforça o vice-coordenador, Valdiney Da Costa Lobo. “O mestrado prevê a formação de profissionais capazes de refletir sobre a sua prática, isto é, compreender de forma crítica e propositiva os problemas, tensões, desafios e potencialidades da educação básica, especialmente.”

Implementação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) tem área de concentração em “Educação: ensino e aprendizagem” e oferecerá formação em duas linhas de pesquisa: Teorias, políticas e práticas de educação; e Metodologias e processos de ensino e aprendizagem.

Segundo a Unila, serão oferecidas, inicialmente, 12 vagas. O tempo médio de duração do curso será de 24 meses, e o aluno deverá cumprir oito créditos obrigatórios e oito créditos optativos. Para a conclusão, o mestrando precisará elaborar uma dissertação com pesquisa de campo incluída, baseada na sua prática profissional.

Poderão participar da seleção profissionais da educação básica em exercício, seja na docência, coordenação ou direção; profissionais atuantes em secretarias de Educação ou em entidades de apoio à educação das crianças, adolescentes e jovens, como ONGs e centros de apoio à infância, adolescência e juventude, entre outros; e profissionais que atuem na educação superior, na docência ou administração, desde que o projeto de pesquisa apresentado para o ingresso esteja ligado à área de concentração do curso.

Para saber mais sobre o projeto pedagógico do curso, clique aqui.

(Com informações da assessoria)

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