Mestrado em Biodiversidade Neotropical da Unila está com inscrições abertas

Prazo para protocolar a candidatura vai até o dia 19 de janeiro; universidade disponibiliza 13 vagas para alunos regulares.

Apoie! Siga-nos no Google News

Com sede em Foz do Iguaçu, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) está com inscrições abertas para o mestrado em Biodiversidade Neotropical, com um total de 13 vagas para graduados em Ciências Biológicas ou áreas afins.

Leia também:
Pacotaço de Milei prevê cobrança a estrangeiros nas universidades da Argentina

As inscrições e o curso são gratuitos. O prazo para apresentação da candidatura, que deve ser protocolada no portal da Unila, vai até o dia 19 de janeiro de 2024 (clique aqui para ler o edital completo do processo seletivo).

De acordo com a universidade, a seleção será feita por meio de prova escrita e on-line (eliminatória e classificatória, em português, espanhol ou inglês) e análise de currículo (classificatória), no dia 5 de fevereiro de 2024.



Serão avaliadas a leitura e compreensão de texto de divulgação científica ou artigo científico em língua inglesa, que será disponibilizado com seis horas de antecedência da prova, para possibilitar leitura e interpretação prévia.

Do total de vagas, oito serão destinadas para pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) e pessoas com deficiência. Além disso, serão acrescidas vagas para candidatos indígenas, quilombolas, autodeclarados trans e não binários, e pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário.

Para a inscrição, o candidato deverá apresentar a carta de aceite do orientador pretendido. As vagas estão distribuídas entre dez docentes do programa, que desenvolvem pesquisas nas seguintes áreas:
– Interações ambiente e sociedade;
– Ecologia e conservação de populações e comunidades vegetais;
– Diversidade e evolução de diptera (insecta), com ênfase em muscoidea;
– Sistemática, ecologia, biogeografia e conservação de hymenoptera, com ênfase em abelhas;
– Ecologia comportamental de primatas;
– Ecologia e sistemática de insetos neotropicais;
– Ecologia de populações e comunidades neotropicais;
– Morfologia interna/externa de artrópode e outros grupos;
– Biogeografia histórica; e
– Ecologia de espécies invasoras.

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) tem como objetivos principais formar recursos humanos na área de biodiversidade com uma visão abrangente, crítica e atualizada nas áreas estudadas.

Oferece formação integrada em ecologia, sistemática e evolução biológica para atuar em pesquisa e docência superior na América Latina. A página oficial do PPGBN pode ser conferida clicando aqui.

LEIA TAMBÉM