“Planilhão” dos mestrados e doutorados: confira as 1.342 vagas disponíveis nas universidades estaduais

Somente a Unioeste oferece opções em 15 áreas de formação.

Apoie! Siga-nos no Google News

Para aqueles que já concluíram a graduação e desejam aprofundar seus conhecimentos em suas áreas de formação, as universidades estaduais do Paraná estão com inscrições abertas para 1.342 vagas gratuitas em 51 cursos de mestrado e 22 de doutorado.

A maioria dos programas oferece bolsa-auxílio para os pesquisadores, utilizando recursos dos tesouros estadual e federal. Os interessados devem seguir as orientações dos editais para participar dos processos seletivos. Os estudantes dos programas de pós-graduação das universidades estaduais têm a possibilidade de receber bolsas-auxílio para se dedicarem integralmente às pesquisas. Os valores variam de R$ 2.100 para mestrados a R$ 3.100 para doutorados.

As bolsas são concedidas pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, no âmbito estadual, e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituições ligadas aos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Para receber os benefícios, os estudantes devem acompanhar os editais dos programas para participar das seleções. Cada programa possui regulamento próprio, e os bolsistas são orientados a cumprir atividades específicas como requisitos de manutenção dos auxílios.



Na Região Oeste, a Unioeste oferece cursos de mestrado e doutorado nos campi de Foz do Iguaçu, Cascavel, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. As opções são nas áreas de agronomia; biociências e saúde; bioenergia; ciência da computação; conservação e manejo de recursos naturais; contabilidade; desenvolvimento regional e agronegócio; economia; engenharia agrícola; engenharia de energia na agricultura; engenharia química; geografia; história; química; e zootecnia.

Confira a lista completa de opções das universidades estaduais do Paraná:

LEIA TAMBÉM