Projeto da Unila lança Atlas Escolar de Foz do Iguaçu

Material possibilita o contato inicial dos estudantes com a cartografia, além de estimular o conhecimento sobre a própria cidade.

Apoie! Siga-nos no Google News

Professores e alunos do ensino fundamental e do ensino médio na Terra das Cataratas terão, a partir de agora, uma nova ferramenta para as aulas de Geografia, com o lançamento do Atlas Escolar de Foz do Iguaçu. O material didático foi desenvolvido por uma equipe da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Leia também:
Ilha ao lado da Ponte da Amizade pode virar complexo turístico

Disponível em versão on-line, para ser baixada como PDF ou usada como e-book, a publicação traz os passos iniciais da cartografia (pontos, linhas e polígonos, escala cartográfica, orientação e legenda), utilizando os cenários de Foz do Iguaçu para a exemplificação dos conceitos e para a exibição de mapas temáticos.

“O Atlas surgiu de uma necessidade dos professores, principalmente da educação pública, que não têm material cartográfico disponível e têm dificuldade para lecionar cartografia”, comentou a professora Naomi Burda, coordenadora do projeto, desenvolvido em conjunto com os estudantes Gabriel Prata, Israel Rieger, Lucas Martins e Rodrigo Moura.

Capa do Atlas Escolar de Foz do Iguaçu
Capa do Atlas Escolar de Foz do Iguaçu

O material é apresentado como um modelo inicial, que poderá ser testado por estudantes e professores, para a proposição de melhorias. Conforme a coordenadora, o Atlas tem o intuito de ser um material democrático e muito utilizado pelos professores de Foz do Iguaçu, mas que também poderá ser adotado por outros municípios.

Para tanto, a equipe está oferecendo oficinas gratuitas sobre o Atlas para escolas do ensino fundamental e médio e às universidades do município. Os interessados em agendar atividades de capacitação e trocas de experiência poderão entrar em contato, até 15 de agosto, pelo endereço https://atlasfoz.webnode.page/.

Vídeo produzido pela equipe do projeto
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.