UNILA oferece 116 vagas em mestrados e 22 vagas em doutorado

As inscrições e os cursos são gratuitos. Foto: Divulgação

A UNILA está com inscrições abertas para os processos seletivos de cinco mestrados, oferecendo 116 vagas. Também há 22 vagas para doutorado. As inscrições e os cursos são gratuitos. Confira:

Relações Internacionais

Podem concorrer candidatos que concluíram a graduação em qualquer área do conhecimento. As linhas de pesquisa são “Estudos para a Paz, Direitos Humanos e Segurança Internacional”, “Desenvolvimento e Capitais Transnacionais”, “Política Externa, Atores e Processos Internacionais”. A seleção é composta de três fases: análise do projeto de pesquisa; prova escrita online; e entrevista online e avaliação do currículo.
Inscrições: até 3 de outubro
Vagas: 24
Edital: bit.ly/mestrado_RI_21

Integração Contemporânea da América Latina

Podem participar da seleção, candidatos que concluíram a graduação preferencialmente nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas. Também podem ser aceitos graduados de outras áreas, desde que os projetos sejam voltados para a temática da integração contemporânea na América Latina.

A seleção será feita em duas etapas: avaliação dos projetos de pesquisa e entrevistas, ambas eliminatórias e classificatórias. Os candidatos poderão escolher entre quatro linhas de pesquisa: Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais; Economia Política Internacional e Blocos Regionais; Geopolítica, Fronteiras e Regionalização; e Política, Estado e Institucionalização.
Inscrições: até 12 de outubro
Vagas: 32
Edital: bit.ly/ical_21

Energia e Sustentabilidade

Vagas para mestrado e doutorado: Podem se candidatar graduados nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas ou áreas afins que abranjam as linhas de pesquisa do programa.

O processo seletivo será composto por duas fases: A primeira, com caráter classificatório e eliminatório, será a avaliação do currículo Lattes com seus respectivos documentos comprobatórios e pré-projeto. A segunda fase será composta por entrevista virtual, também com caráter classificatório e eliminatório.
Inscrições: até 29 de outubro
Mestrado: 25 vagas
Edital: bit.ly/ies_2021

Doutorado: 22 vagas
Edital: bit.ly/doutorado_21

Engenharia Civil

As vagas são distribuídas nas áreas de Materiais e Ecoeficiência; Estruturas; e Sustentabilidade e Meio Ambiente.

A avaliação será feita em duas etapas, após a homologação das inscrições: análise da documentação e defesa da proposta de pesquisa (entrevista por videoconferência).
Inscrições: até dia 31 de outubro
Vagas: 15
Edital: bit.ly/eci_2021

Literatura Comparada

As vagas estão distribuídas entre duas linhas de pesquisa: “Narrativas, Diásporas, Memória e História” e “Temas, Imagens, Transculturalidade”. Podem participar graduados que tenham interesse em desenvolver investigações que se vinculem às linhas de pesquisa do Programa.

A seleção será feita em duas etapas. Na primeira, eliminatória e classificatória, será realizada a análise do projeto de pesquisa e do currículo do candidato. Na segunda fase, também eliminatória e classificatória, será realizada entrevista por videoconferência.
Inscrições: até 5 de novembro
Vagas: 20
Edital: bit.ly/comparada_2021

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.

Assessoria tem 584 posts e contando. Ver todos os posts de Assessoria