Prazo para eleitor pedir a segunda via do título termina nesta quinta-feira

H2FOZ – Paulo Bogler 

Conforme o calendário das eleições municipais deste ano, o eleitor tem até a próxima quinta-feira, 5, para requerer a segunda via do título. Para fazer a solicitação, o interessado deve estar em dia com suas obrigações na Justiça Eleitoral.  

Para obter a segunda via do documento, no cartório eleitoral da zona em que está cadastrada, a pessoa não pode ter débitos como multa por ausência em votação ou nos trabalhos eleitorais, como o de mesário. Também não pode ter infringido as normas do Código Eleitoral da Lei das Eleições, por exemplo. 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o título não é o único documento que possibilita a participação nas eleições. “O eleitor pode se apresentar à mesa de votação trazendo consigo qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou a carteira de motorista”, informa o tribunal. 

Quem está em situação regular pode ainda baixar a versão digital do documento, o e-Título, obtido gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Ele vale como comprovante de identificação do eleitor que já fez o cadastramento biométrico.

“Isso porque a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento no momento do voto”, expõe a assessoria do TSE. O aplicativo ainda informa o local de votação e guia o usuário até sua seção, por geolocalização.

(Com informações do Tribunal Superior Eleitoral)

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.