Portal oficial da Justiça Eleitoral, o DivulgaCandContas, atualizou para deferido o registro de candidatura do General Silva e Luna. Ele disputa a prefeitura pela coligação Foz em Primeiro Lugar.
LEIA TAMBÉM:
Foz do Iguaçu tem primeira candidatura a prefeito oficializada
Latinha e Samis têm candidaturas confirmadas pela Justiça Eleitoral
O prefeiturável se soma a Sérgio Caimi (PMB), Samis da Silva (Foz Para Todos) e Jurandir de Moura Latinha (Rede/PSOL), que também já tiveram os nomes homologados. O portal Divulga/Cand/Contas ainda divulgará as análises de:
- Airton José (Foz de Toda Gente);
- Paulo Mac Donald (Viva Foz do Iguaçu); e
- Zé Elias (União Brasil).
Militar da reserva, Silva e Luna é ex-diretor superintendente da Itaipu Binacional. Ele concorre à prefeitura tendo como vice o comunicador Ricardinho (PSD).
Registro de candidaturas
Feito o pedido de registro de candidaturas, até 15 agosto, os juízes eleitorais passam a julgar cada solicitação. A Justiça Eleitoral avalia se o candidato atende às condições de elegibilidade, como filiação partidária e outros critérios.
E analisam requerimentos de impugnações apresentados com base na lei que trata das inelegibilidades. Se o pedido de registro for rejeitado pelo juiz local, cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR).
Voto sim, fake news não!
Para contribuir com a soberania da decisão do eleitorado e combater as fake news, o TRE-PR mantém o serviço gratuito Gralha Confere. É possível enviar boatos e notícias suspeitas sobre as eleições pelo WhatsApp (41) 3330-8500 ou por mensagem.
O serviço permite acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados a boato, ilícito ou desinformação. No entanto, não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.