Com Pepê em 19º, atletas de Foz do Iguaçu encerram participação em Tóquio

Ana Sátila e Pedro Gonçalves foram os únicos representantes do Brasil na canoagem slalom.

Apoie! Siga-nos no Google News

Pedro Gonçalves, o Pepê, entrou na água na madrugada desta sexta-feira (30) para a disputa da semifinal do K1 (caiaque) na canoagem slalom dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O brasileiro fez o 19º melhor tempo, com 104.33 segundos, e não conseguiu qualificar-se entre os dez finalistas. Os vencedores foram o tcheco Jiri Prskavec (ouro), o eslovaco Jakub Grigar (prata) e o alemão Hannes Aigner (bronze).

Com isso, chegou ao fim a participação do Brasil na modalidade. Os dois representantes olímpicos, Ana Sátila e Pepê, vivem e treinam em Foz do Iguaçu, onde fica a base da equipe coordenada pela Confederação Brasileira de Canoagem, em parceria com instituições como Itaipu Binacional, cujo canal de águas bravas é considerado um dos melhores do continente para a prática do esporte.

O saldo do novo ciclo olímpico é amplamente positivo. Além da semifinal alcançada por Pepê, Ana Sátila fez história ao competir em duas categorias (K1 e C1) e classificar-se para a final do C1 (canoa), à qual chegou como terceira colocada, mas terminou em décimo lugar após sofrer uma punição já na reta final do percurso. No K1, a atleta de 25 anos foi a 13ª, sua melhor posição em três Olimpíadas disputadas.

Entre os países da América do Sul, Brasil e Argentina são as principais potências da canoagem slalom, com leve protagonismo brasileiro nos últimos anos. Os países com mais tradição e investimento são os da Europa, seguidos por Nova Zelândia e Austrália. Confira, abaixo, o quadro de medalhas em Tóquio 2020:

K1 Masculino
1º Jiri Prskavec (República Tcheca)
2º Jakub Grigar (Eslováquia)
3º Hannes Aigner (Alemanha)

K1 Feminino
1ª Ricarda Funk (Alemanha)
2ª Maialen Chourraut (Espanha)
3ª Jessica Fox (Austrália)

C1 Masculino
1º Benjamin Savsek (Eslováquia)
2º Lukas Rohan (República Tcheca)
3º Sideris Tasiadis (Alemanha)

C1 Feminino
1ª Jessica Fox (Austrália)
2ª Mallory Franklin (Grã-Bretanha)
3ª Andrea Herzog (Alemanha)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.