Classificado para o mata-mata das quartas de final com uma rodada de antecedência, o Foz do Iguaçu FC está entre os destaques da primeira fase do Campeonato Paranaense 2026.
Veja também:
Cobertura do Foz do Iguaçu FC no Campeonato Paranaense 2026
Com 11 pontos em seis jogos, o Azulão da Fronteira terminou na segunda colocação do Grupo A, atrás apenas do Londrina.
O Tubarão somou 14 pontos e fez a melhor campanha geral da competição. O Foz do Iguaçu FC foi o segundo melhor, empatado com o Azuriz, líder do Grupo B, que também fez 11 pontos e acumulou o mesmo saldo de gols (1).
A campanha do Azulão registra três vitórias, dois empates e uma derrota, com 11 gols marcados e dez sofridos. Dos 11 pontos conquistados, o time ganhou sete em casa (duas vitórias e um empate) e quatro fora (uma vitória, um empate e uma derrota). Logo
Campanha do Foz do Iguaçu FC no Paranaense 2026:
Coritiba 2×3 Foz
Foz 1×1 Azuriz
Galo Maringá 3×0 Foz
Foz 3×1 Andraus
Foz 3×2 Cianorte
Operário 1×1 Foz Logo
Classificação do Grupo A do Paranaense 2026:
1) Londrina: 14.
2) Foz do Iguaçu FC: 11.
3) Athletico: 10.
4) São Joseense: 10.
5) Maringá: 8.
6) Cascavel: 6. Logo
Confrontos das quartas de final:
Londrina x São Joseense
Foz do Iguaçu FC x Athletico*
Azuriz x Operário
Coritiba x Cianorte
* Primeiro jogo em Curitiba (31/1 ou 1.º/2) e volta em Foz do Iguaçu (7 ou 8/2). Logo
Pontos fortes do Foz do Iguaçu FC
O técnico Adriano Souza treinou o time na campanha do acesso e conhece bem o elenco, que manteve a base e agregou reforços. A equipe costuma manter altos índices de posse de bola, explorando também as saídas rápidas pelas pontas.
Com 11 gols, o ataque do Foz do Iguaçu FC é o segundo mais positivo da competição, atrás apenas do Londrina (14). O time só não balançou a rede na derrota para o Galo Maringá, que representou a virada de chave para o restante da competição.
Lucão, com 5 gols, e Vinícius Peixoto, com 4, formam a dupla de ataque do Azulão da Fronteira e lideram a artilharia do Paranaense, ao lado de Iago Teles (4), do Londrina. Os outros dois gols do Foz do Iguaçu FC foram anotados por Rubens e Hiago (pênalti).
Na maioria dos jogos, o time atuou em uma variante do esquema 3-5-2, com liberdade para os alas Alex Rocha (direita) e Arthur Vignoli (esquerda). Breno, que pode atuar como zagueiro ou volante, tem boa saída de bola e ajuda na transição.
À frente, Hiago e Vinícius Peixoto puxam o Foz do Iguaçu FC para o ataque com velocidade e precisão nos passes. Lucão, centralizado, atua como finalizador, levando perigo com os pés e nas bolas aéreas. Logo
Fragilidades do Foz do Iguaçu FC
Entretanto, o time tem fragilidades. A principal diz respeito à defesa, que sofreu gols em todos os jogos do estadual e figura como a mais vazada entre os oito times classificados.
No início da competição, o Foz do Iguaçu FC enfrentou instabilidade na meta, com questionamentos aos goleiros. Nas duas últimas rodadas, o agora titular André Junio ganhou confiança, enquanto Diego, na reserva, exerce papel de liderança no grupo.
Dos gols sofridos pela equipe, parte veio de falhas na saída de bola. Além disso, o time enfrenta dificuldades em jogadas de bola parada e de cruzamentos na área.
Outro ponto observado ao longo das seis rodadas tem a ver com a queda de desempenho no segundo tempo. Em todos os jogos, o time sofreu gols após a volta do intervalo, perdendo para o Galo Maringá e cedendo empates para Azuriz e Operário. Logo
Probabilidades do Azulão da Fronteira
Para os jogos contra o Athletico, porém, o Foz do Iguaçu FC terá semana completa para treinar e recuperar a parte física dos atletas, desgastada pelas longas viagens e pela sequência de seis jogos em 18 dias.
O Athletico, obviamente, entrará em campo como favorito. Contudo, o fato de o time não priorizar o campeonato estadual, enquanto, para o Foz do Iguaçu FC, a competição vale ouro, pode equilibrar a balança.
Ademais, fazer o jogo de volta no Estádio do ABC, com o apoio da torcida, poderá pesar a favor do Azulão da Fronteira, especialmente, em caso de resultado favorável na ida. Logo

