Túnel do tempo: Gil de Ferran já venceu corrida em Foz do Iguaçu

Falecido nessa sexta-feira (29), piloto brasileiro foi o vencedor da prova de Fórmula Ford disputada na cidade em 1987.

Apoie! Siga-nos no Google News

Falecido aos 56 anos, nessa quinta-feira (29), vítima de uma parada cardíaca, o piloto brasileiro Gil de Ferran, que fez história nos Estados Unidos, deixou seu nome gravado no automobilismo de Foz do Iguaçu.

Leia também:
Pelé Eterno: conheça a Rua Rei Pelé em Foz do Iguaçu

No auge de sua carreira nas pistas, Gil de Ferran venceu dois títulos da CART/Fórmula Mundial (dissidência da Fórmula Indy), em 2000 e 2001. Em 2003, conquistou as 500 Milhas de Indianápolis, uma das provas mais tradicionais do mundo.

Muito antes disso, em 1987, o então jovem piloto, com apenas 20 anos, esteve em Foz do Iguaçu para participar da primeira corrida de uma categoria nacional na cidade, a Fórmula Ford, em um circuito de rua montado por Itaipu Binacional na Vila A.

Gil de Ferran venceu o GP iguaçuense, que também teve edições em 1988 e 1989. Infelizmente, não há imagens da corrida de 1987 na internet. Um compacto da prova de 1989, contudo, está preservado no YouTube, ajudando a dar uma ideia de como era o circuito:


Após a Fórmula Ford, o piloto tentou carreira na Europa, chegando a fazer testes para a Fórmula 1. Em 1995, migrou para a Fórmula Indy, nos Estados Unidos, onde viveu seus anos de maior reconhecimento esportivo.

Com a aposentadoria das pistas, no final de 2003, iniciou carreira de dirigente, exercendo cargos em equipes da Fórmula 1 e comandando os próprios times em outras categorias.

Conforme relatos da imprensa dos Estados Unidos, Gil de Ferran faleceu após passar mal enquanto guiava um veículo no circuito de Opa-locka, no estado da Flórida. Ele foi socorrido e levado a um hospital, mas não resistiu à gravidade da parada cardíaca.

LEIA TAMBÉM