Black Friday: 50% dos consumidores pretendem comprar na megapromoção

Moda, celulares e eletrônicos lideram a intenção de consumo; fronteira oferece experiência de compras em três países.

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A Black Friday é uma das principais datas de compras do varejo, movimentando o comércio e os serviços neste segundo semestre. Pesquisa nacional mostra que 50% dos consumidores pretendem fazer compras na megapromoção em 2022.

A Black Friday ocorre no país no dia 25, última sexta-feira de novembro, e o cliente já faz pesquisas de preços. Empresas antecipam as promoções nas lojas físicas, renovando os produtos em vitrines e seções. Nas compras on-line, esse movimento também costuma começar antes da data.

Neste ano, o festival de ofertas coincide com a Copa do Mundo de Futebol, ajudando a elevar as expectativas de vendas. Os lojistas sabem que bola rolando entre as seleções combina com tevê nova, além do conjunto de produtos e serviços que integram o pacote.

Na fronteira, a Black Friday proporciona uma experiência de compras e serviços em três países. Além da gama de opções em Foz do Iguaçu, o que inclui lojas francas, as vizinhas Ciudad de Este (Paraguai) e Puerto Iguazú também se preparam para derrubar os preços.

A analista do Sebrae Poliana Valente explica as motivações de compras na Black Friday. “Há a percepção de que o consumidor pode comprar coisas que está precisando a um preço mais convidativo”, expõe a especialista à Agência Brasil.

Tendência para 2022

A propensão às compras na Black Friday deste ano aumentou 3%. Metade dos consumidores afirma pretender adquirir produtos, conforme pesquisa de consumo da Behup, para a Globo, divulgada pela Exame. O levantamento foi feito após a edição do ano passado da megapromoção.

Para quem está do lado de dentro do balcão, alguns indicadores elencados na pesquisa podem ajudar no sucesso das vendas. Preço, valor do frete e tempo de entrega dos produtos são determinantes nas compras. Pouco desconto e frete caro afastam a clientela.

Moda, celulares e eletrônicos lideram os itens com maior intenção de compras, diz o estudo da Behup. Roupas e acessórios (34%), smartphones (33%), eletrônicos (33%), calçados (27%) e eletrodomésticos formam o Top 5 do mapeamento de tendências.

Entre as pessoas motivadas a comprar devido à Copa, 72% planejam fazer isso na Black Friday; 56% dos entrevistados pretendem comprar algo devido aos jogos, em que roupas e acessórios, eletrônicos e compras de supermercado lideram o consumo nesse grupo.

Fronteira trinacional

Em Foz do Iguaçu, lojas de ruas e shopping centers preparam a festa de ofertas. Um dos destaques é que é possível comprar importados na cidade, com isenção de impostos, em free shops (lojas francas). No ano passado, por exemplo, a Cellshop Duty Free lançou mais de mil ofertas com descontos que chegaram a 70%.

Em Ciudad del Este, o comércio do Paraguai espera receber 150 mil visitantes para a Black Friday 2022, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de novembro. A estratégia deste ano é realizar o evento promocional junto ao feriado brasileiro de Proclamação da República.

Na argentina Puerto Iguazú, a liquidação conjunta “Black Friday Mundial Maravilha do Mundo” será de 24 a 27 de novembro. O nome do evento faz alusão à Copa do Mundo e à comemoração dos 11 anos da eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das sete maravilhas mundiais.

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1 comentário
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