Casos de dengue na Argentina chegam a 50 mil, com 42 mortes

Número de óbitos é o maior já provocado no país pela doença; na província fronteiriça de Misiones, situação é considerada sob controle.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Ministério da Saúde da Argentina divulgou, nessa quarta-feira (19), atualização em relação aos casos de dengue no país, que enfrenta situação de emergência devido à circulação do serotipo DEN-2, até então inexistente na maior parte do território. O total de diagnosticados ultrapassou a marca de 50 mil, com 42 falecimentos.

Leia também:
Foz do Iguaçu supera 35 mil notificações de dengue, com 3,2 mil casos

O número de óbitos é o maior já provocado pela doença na Argentina, com destaque para a província de Salta (10), seguida por Tucumán (9), Santa Fe (7), Jujuy (6) e Santiago del Estero (4). A capital Buenos Aires, onde a dengue não é considerada um problema recorrente de saúde pública, já reportou duas mortes no atual ano epidemiológico.

Mapeamento de casos de dengue na Argentina, conforme dados do Ministério da Saúde do país
Mapeamento de casos de dengue na Argentina, conforme dados do Ministério da Saúde do país

Na província de Misiones, onde fica a cidade de Puerto Iguazú, o panorama é visto como sob controle. Até a semana passada, apenas 13 casos de dengue tinham sido confirmados, com outros oito suspeitos. Entre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a chikungunya tinha a maior incidência: 70 confirmados e 20 em análise.

Em Puerto Iguazú, que apesar da proximidade com Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Presidente Franco não vive quadro de emergência, a prefeitura local já promoveu ações de eliminação de criadouros e de mosquitos adultos, em 12 dos 48 bairros, usando ferramentas de georreferenciamento para a identificação das áreas de maior risco.

Projeções feitas pelo Ministério da Saúde da Argentina apontam que a curva da dengue ainda continuará em alta pelas próximas três ou quatro semanas, com previsão de queda no final de maio. A vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda, está em fase de análise para uso no país.

Combate ao mosquito da dengue em Puerto Iguazú, com verificação de prédios públicos e particulares. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Puerto Iguazú
Combate ao mosquito da dengue em Puerto Iguazú, com verificação de prédios públicos e particulares. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Puerto Iguazú
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.