Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Prefeitura de Ciudad del Este quer ampliar rede de ciclovias

Fronteira

Prefeitura de Ciudad del Este quer ampliar rede de ciclovias

Atualmente, cidade tem seis trajetos exclusivos para ciclistas; intenção é aumentar a malha para bairros mais distantes da área central.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Prefeitura de Ciudad del Este quer ampliar rede de ciclovias
Ciclovia no entorno do Lago da República, área central de Ciudad del Este. Imagem: Imago Interativa/Google Street View
Google News iconSiga-nos no Google News

Técnicos da prefeitura de Ciudad del Este estão discutindo, com representantes de instituições acadêmicas, profissionais e integrantes do Conselho de Desenvolvimento (Codeleste), estratégias para a ampliação da rede de ciclovias no lado paraguaio da fronteira, que hoje conta com seis trajetos.

Leia também:
Ônibus elétricos começam a rodar em Ciudad del Este – veja as fotos

Publicidade

De acordo com a prefeitura, a intenção é reservar, no orçamento do município para os próximos dois anos, recursos para que a malha cicloviária chegue aos 50 quilômetros de extensão, englobando áreas como as avenidas San José (região do km 4) e Julio César Riquelme (região do km 7).

Apresentação de modelo de calçada compartilhada, em reunião ocorrida durante a semana. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este
Apresentação de modelo de calçada compartilhada, em reunião ocorrida durante a semana. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

O objetivo é tornar o uso da bicicleta uma opção cada vez mais viável para trabalhadores e estudantes em seus trajetos viários, contribuindo para a resolução de problemas como engarrafamentos, superlotação do transporte público nos horários de pico e emissão de gases causadores do efeito estufa.

O trabalho no âmbito técnico da prefeitura é coordenado pelo assessor para a área de mobilidade, Dani Mujica. Segundo Mujica, o fato de o poder público hoje contar com a Usina Municipal de Asfalto tende a facilitar as intervenções necessárias, além de reduzir custos para a implantação de ciclovias e ciclofaixas.

Em paralelo, já estão em fase de testes, desde a última segunda-feira (21), os 20 ônibus elétricos adquiridos pela prefeitura local, como parte do plano de modernização do transporte coletivo. Os veículos estão cobrindo dois itinerários, que ligam a área central à região do km 7 (clique aqui para saber mais).

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.