Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Ciudad del Este terá novo distrito industrial no km 12

Fronteira

Ciudad del Este terá novo distrito industrial no km 12

Área de 625 hectares, no limite com Minga Guazú, será destinada para a instalação de indústrias de diversos portes.

2 min de leitura
Ciudad del Este terá novo distrito industrial no km 12
Visita de autoridades de Ciudad del Este à Zona Franca Global, em fotografia de arquivo. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

Capital e cidade mais populosa do departamento (estado) de Alto Paraná, Ciudad del Este quer aproveitar as vantagens logísticas trazidas pela construção da nova ponte com o Brasil para potencializar a economia local. Para tanto, um novo distrito industrial será loteado nas imediações do km 12 da Rodovia Internacional PY02.

Leia também:
Ponte da Integração será inaugurada em 12 de dezembro, diz presidente do Paraguai

A localização é estratégica, longe da congestionada área central e próxima do futuro anel viário de conexão com a Ponte da Integração Brasil–Paraguai, que está em fase final de construção entre Presidente Franco e Foz do Iguaçu. O projeto prevê a destinação de 625 hectares para a instalação de indústrias voltadas à exportação.

“A zona industrial é muito importante neste momento, principalmente vendo a forma como a região vai se desenvolvendo, com a abertura próxima da Ponte da Integração e as vantagens tributárias do Paraguai em relação aos países vizinhos”, apontou Daniel Pereira Mujica, ex-diretor-geral da prefeitura de Ciudad del Este, ao jornal La Clave.

Pereira foi um dos participantes da audiência pública realizada na última quarta-feira (16), na Câmara (Junta) Municipal da cidade paraguaia, para apresentação do projeto. A estimativa do poder público, no médio e no longo prazo, é que cada hectare ocupado por indústrias tenha potencial para gerar de 200 a 250 empregos.

Minga Guazú

No mesmo rumo, a cidade vizinha de Minga Guazú está intensificando o trabalho de captação de indústrias interessadas em investir no Paraguai. Na semana passada, a prefeitura local firmou um convênio com duas agências especializadas no ramo para apresentar as vantagens competitivas do município e fazer contato com os investidores.

“Buscamos estimular e dar a conhecer as virtudes dessa cidade e de suas pessoas, para que Minga Guazú seja vista e transformada em um polo industrial e de negócios, por meio da integração, trabalho e cooperação entre os setores públicos e privados”, afirmou Yovan Ponte, diretor da Agência Global, citado pelo La Clave.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.