Samba de raiz festeja consciência negra em Foz do Iguaçu

Clássicos e atualidades estão no repertório do Samba do Malungo, neste domingo, no Zeppelin; curta uma palinha. Discotecagem é do DJ Mano Zeu.

Apoie! Siga-nos no Google News

O som raiz e a ancestralidade pedem passagem, no bar mais roqueiro de Foz do Iguaçu, neste domingo, 20. O Zeppelin Old Bar apresenta o Samba do Malungo no Dia da Consciência Negra, data de reflexão e comemoração. A discotecagem fica por conta do DJ Mano Zeu.

Samba do Malungo é formado pelos músicos iguaçuenses Renato Costa “Fumê”, Jaime André Schlogel “Pingo”, Spartaco Avelar, Eduardo Pires e Julio Cesar. De origem africana, o termo malungo remete a companheirismo e irmandade.

Em entrevista ao programa Marco Zero, Pingo explicou a importância do samba como música de resistência e de valorização das expressões da população negra no país. Falou do repertório que será levado ao palco do Zeppelin neste domingo e convidou todos os públicos para o show.

“A gente faz samba tradicional, de raiz, um pouco da história desde os primeiros sambas gravados”, explicou. O projeto vem de muitos anos, baseado em violão e pandeiro (Pingo e Fumê), e que agora foi ampliado com novos integrantes da banda, resgatou o músico.

Assista à entrevista (a partir do trecho 1:45)

“A gente gosta muito de samba, todos o tem na veia”, prosseguiu. “A gente está falando de consciência a ancestralidade que vêm pelo samba. Ele conta os costumes do povo negro. Quem escuta samba conhece de essa história trazida ao longo dos anos de outra forma”, frisou Pingo.

Dia de Zumbi dos Palmares

O Dia da Consciência Negra é instituído por lei federal e ocorre na data da morte de Zumbi dos Palmares, líder da luta quilombola contra a escravidão. É feriado em centenas de cidades brasileiras. Marca a reflexão e o chamado à sociedade para eliminar o racismo e as desigualdades raciais.

Dia da Consciência Negra
Samba do Malungo e DJ Mano Zeu

Data: 20 de novembro (domingo), a partir das 17h
Local: Zeppelin Old Bar (Rua Major Raul de Matos, Vila Yolanda)
Reservas e informações: (45) 99992-1815 e vah_zeppelin@hotmail.com

Assista a um dos ensaios do Samba do Malungo:

Vídeo: Divulgação/Samba do Malungo

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.