Comércio de Ciudad del Este tem alta nas vendas em 2023

Segundo lojistas, movimento cresceu em relação a 2022, mas segue abaixo do volume do período pré-pandemia.

Apoie! Siga-nos no Google News

Crescimento de 15% a 20% nas vendas em janeiro e fevereiro de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. É o que estima o presidente da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, Said Taigen, que concedeu entrevista ao jornal La Nación para analisar o primeiro bimestre do ano.

Leia também:
Feriadão de carnaval leva milhares de brasileiros às compras no Paraguai

Segundo Taigen, apesar da melhora, o movimento comercial na fronteira segue abaixo do pré-pandemia, não só pelos impactos da covid-19 na economia mundial, mas pela perda de competitividade ao longo dos anos.

“Ciudad del Este experimenta queda em todos os aspectos nos últimos anos. O que costuma acontecer são períodos ou meses de melhoria, que fazem o comércio sobreviver. É por isso que sempre reivindicamos ajustes nos impostos, para que possamos recuperar competitividade”, afirmou o comerciante, em entrevista à referida fonte.

De um total de 4,7 mil alvarás comerciais para a operação de empresas na área central de Ciudad del Este, conforme Taigen, hoje existem pouco mais de 2,5 mil. Já o volume de importação de mercadorias, em 2022, girou na casa dos US$ 4 bilhões (R$ 20,4 bilhões), bem abaixo do fluxo registrado nos anos anteriores a 2020.

De acordo com o dirigente, a expectativa para o feriado prolongado de Semana Santa e Páscoa, que faz parte do calendário dos três países da fronteira, é positiva, o que dará novo respiro aos lojistas da área central de Ciudad del Este.

Taigen reivindicou, contudo, que medidas como o Decreto n.º 8.839, que facilita a importação de celulares pelos lojistas, sejam mantidas pelo governo paraguaio, uma vez que equipamentos de telefonia e acessórios estão entre os itens mais procurados pelos turistas brasileiros que formam a base da clientela local.

LEIA TAMBÉM
3 Comentários
  1. […] Leia também:Comércio de Ciudad del Este tem alta nas vendas em 2023 […]

  2. […] Leia também:Comércio de Ciudad del Este tem alta nas vendas em 2023 […]

  3. […] Leia também:Comércio de Ciudad del Este tem alta nas vendas em 2023 […]

Comentários estão fechados.