Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Consórcio conclui instalação das lajes da pista da Ponte da Integração

Fronteira

Consórcio conclui instalação das lajes da pista da Ponte da Integração

Última estrutura pré-fabricada de concreto foi inserida no fim de semana, completando o tabuleiro da futura pista.

2 min de leitura
Consórcio conclui instalação das lajes da pista da Ponte da Integração
Etapa final de instalação das lajes, em imagem divulgada pela diretoria paraguaia de Itaipu em seu perfil oficial no Twitter
Publicidade

Última estrutura pré-fabricada de concreto foi inserida no fim de semana, completando o tabuleiro da futura via.

Equipes do Consórcio Ponte Foz, responsável pela construção da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, instalaram, no fim de semana, a última laje pré-fabricada de concreto sobre a aduela central da passarela fronteiriça, completando o tabuleiro da futura pista de ligação entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco.

Publicidade

Leia também:
Obras de acesso à Ponte da Integração avançam no Paraguai

A informação foi divulgada pela diretoria paraguaia de Itaipu Binacional (no Brasil, há restrições devido ao período eleitoral). “Com a instalação das lajes e a concretagem das juntas, muito em breve será possível transitar pela pista”, explicou o engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da Diretoria de Coordenação no Paraguai.

Segundo Benítez, as etapas seguintes da obra incluem a pavimentação asfáltica da pista, a instalação do sistema de iluminação, das barreiras de contenção, das grades para prevenir acidentes com pedestres no alto da ponte e da sinalização viária correspondente. Não surgindo inconvenientes, o tráfego pode ser liberado ainda em 2022.

Publicidade

Acessos

A principal preocupação diz respeito às vias de acesso à nova ponte, uma vez que estruturas fundamentais, como as novas aduanas, a Rodovia Perimetral Leste (Brasil) e o Corredor Metropolitano del Este (Paraguai), ainda não estão concluídas, com previsão de habilitação por etapas até o início de 2024.

Publicidade

Os recursos para a construção da Ponte da Integração e da Perimetral Leste foram desembolsados pela diretoria brasileira de Itaipu, após acordo firmado entre os dois países em dezembro de 2018. Em contrapartida, a diretoria paraguaia está investindo na construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai, que será parte da futura Rota Bioceânica.

Já o Corredor Metropolitano del Este, que inclui um anel viário com mais de 30 quilômetros de rodovias para conectar os municípios de Presidente Franco, Los Cedrales, Ciudad del Este, Minga Guazú e Hernandarias, está sendo financiado com recursos de um crédito internacional contratado pelo governo do Paraguai.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

1 comentário em “Consórcio conclui instalação das lajes da pista da Ponte da Integração”

  1. Ponte da Integração tem estrutura finalizada e fica a 3% da conclusão – H2FOZ

    […] provenientes da Itaipu Binacional, e execução do Consórcio Ponte Foz, sob a supervisão do Consórcio Brasil–Paraguai. É uma das maiores construções atualmente no Paraná, segundo o […]

Os comentários estão encerrado.