Leito seco do rio Paraná, com a ilha Caraguatay ao fundo. Imagem: Santiago Imbach / Google Maps.

Estiagem no rio Paraná gera nova atração turística na Argentina

Moradores da província argentina de Misiones estão aproveitando a estiagem no Rio Paraná para curtir um atrativo turístico temporário. Em Montecarlo, 130 quilômetros ao sul de Puerto Iguazú, o recuo das águas proporcionou o surgimento de novas praias e de uma trilha para chegar a pé até as proximidades da Ilha Caraguatay, no meio do rio.

Tal como a febre de passeios à Ilha Acaray em Foz do Iguaçu, o fenômeno está levando turistas e moradores do entorno para apreciar um panorama que não era visto havia décadas. A última queda similar no volume do Paranazão em Montecarlo ocorreu há 39 anos, quando do fechamento das comportas de Itaipu para a formação do lago da usina.

Em declarações concedidas a uma emissora de rádio e reproduzidas pelo jornal El Territorio, Jorge Leiva, diretor de Turismo de Montecarlo, relatou que “é uma possibilidade única de ver algo diferente, uma área cheia de pedras, e tirar uma foto próximo à ilha”. Para os mais ousados, passeios em caiaques estão sendo organizados por empresas locais.

Por outro lado, a preocupação econômica com os efeitos da estiagem sobre setores como navegação e energia elétrica é grande, com o governo de Misiones tendo decretado, na semana passada, situação de emergência hídrica com duração até o final de 2021. O pedido à população é para que auxilie economizando água e eletricidade.

Em abril de 2020, o H2FOZ informou que a estiagem provocou o reaparecimento de um barco que afundou na província argentina de Corrientes no início do século 20. Em 2001, em outro episódio de seca, um cargueiro que naufragou nos arredores da Ponte da Amizade voltou à tona e pôde ser observado pela população da fronteira.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ