Exército da Argentina faz treinamento na região de Puerto Iguazú

Militares em treinamento na mata próxima ao Lago Urugua-í. Imagem: Exército Argentino/Facebook
Siga a gente no

Ações próximas à fronteira com o Brasil e o Paraguai devem estender-se pelos próximos dias, com tropas terrestres e veículos militares.

Militares do Exército da Argentina estão participando, desde o último fim de semana, de atividades de treinamento na província de Misiones, na área próxima a Puerto Iguazú. De acordo com o portal La Voz de Cataratas, as ações estão concentradas em locais como o Lago Urugua-í e o campo de instruções de Puerto Península, vizinho ao Rio Paraná.

As manobras são de caráter rotineiro e devem durar cerca de dez dias, com o uso de veículos blindados, um helicóptero e o deslocamento de tropas terrestres. Via de regra, operações como essa são previamente comunicadas aos países fronteiriços, para evitar inconvenientes como especulações ou tensões desnecessárias.

Atividades na mata incluem travessia com tirolesa. Imagem: Exército Argentino

Segundo o La Voz de Cataratas, pelos próximos dias, é provável que moradores e turistas que trafeguem pelas estradas do lado argentino visualizem a presença dos militares – os quais destacam, no entanto, que o objetivo é cumprir com os “planos de instrução normal nesta época do ano, sem prejudicar a vida da população ou a biodiversidade”.

Nas páginas do Exército Argentino nas redes sociais, é possível ver postagem do último dia 19, mostrando o treino de mergulhadores nas águas do Lago Urugua-í, localizado nos arredores de Puerto Libertad.

Lago Urugua-í e Puerto Península contam com áreas específicas para treinamentos militares. Imagem: Exército Argentino

No lado brasileiro, Exército e demais forças militares costumam promover pelo menos dois exercícios ao ano, tendo como foco o adestramento das tropas e o combate a crimes como o contrabando e o tráfico de substâncias ilícitas. No Paraguai, militares atuam no patrulhamento do Rio Paraná e em ações pontuais de apoio às demais forças do Estado.

Escalada de paredão na região de Puerto Península, vizinha ao Rio Paraná. Imagem: Exército Argentino

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->