Forças de segurança param caminhão com mais de 400 caixas de cigarro do Paraguai

Abordagem foi em um estrada rural muito usada por contrabandistas - Foto: Divulgação

Motorista não obedeceu à ordem dos policiais e fugiu; ação foi em região perto do lago de Itaipu.

Na madrugada desta quinta-feira, 28, agentes das forças de segurança em patrulhamento na região de fronteira avistaram um caminhão em uma estrada vicinal muito usada para o tráfico e contrabando. Na via, na cidade vizinha de Missal (PR), o motorista não obedeceu à ordem dos policiais para parar e fugiu.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Ele desvencilhou-se por quatro quilômetros, abandonou o veículo e fugiu a pé pela mata às margens da estrada. “Na vistoria do caminhão, os policiais encontraram cerca de 420 caixas de cigarros estrangeiros contrabandeados do Paraguai”, informou a assessoria da Polícia Federal.

Além da PF, a ação contou com a participação do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e COPE. Foi mais uma intervenção nas regiões próximas ao lago de Itaipu, “visando coibir as ações de quadrilhas de traficantes e contrabandistas que utilizam portos clandestinos e vias secundárias”, frisou a Polícia Federal.

Segundo os policiais, foram empreendidas buscas, mas o motorista que abandonou o caminhão e a carga de cigarro contrabandeado não foi encontrado. O veículo e o produto foram encaminhados para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, responsável pelos procedimentos administrativos.

A abordagem policial, no contexto da Operação Hórus, integra o VIGIA, programa de cooperação interagências que inclui forças estaduais e federais, além do Exército. A iniciativa mira o crime transfronteiriço, a fim de coibir a entra no país de drogas, armas, medicamentos proibidos, agroquímicos e produtos do contrabando e descaminho.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.