Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Greve dos auditores da Receita reduz liberação de cargas na fronteira

Fronteira

Greve dos auditores da Receita reduz liberação de cargas na fronteira

De alcance nacional, movimento é coordenado pelo Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco).

2 min de leitura
Greve dos auditores da Receita reduz liberação de cargas na fronteira
Vista aérea do porto seco de Foz do Iguaçu, em imagem de arquivo do fotógrafo Marcos Labanca, especial para o H2FOZ.
Publicidade

Servidores da Receita Federal do Brasil (RFB), representados pelo Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais (Sindifisco), estão reduzindo as atividades de liberação de cargas e encomendas em portos, aeroportos e alfândegas fronteiriças de todo o Brasil.

Leia também:
Brasil e Paraguai debatem controle sanitário na fronteira

Publicidade

O motivo do protesto é o impasse entre a categoria e o governo federal por temas como o pagamento de um bônus de produtividade aos auditores, já definido em lei.

Publicidade

Em Foz do Iguaçu, cuja fronteira com Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina) concentra o porto seco com maior movimentação de cargas do país, a perspectiva é de atraso na liberação dos caminhões que chegam à região.

Pelo menos até sexta-feira (26), a prioridade será para o desembaraço de carregamentos com produtos perecíveis, inflamáveis e itens essenciais, como medicamentos e insumos médicos. Já as demais cargas terão de aguardar a retomada das liberações.

Publicidade

O protesto acontece também em locais como o Porto de Santos e os aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, conforme listagem divulgada no site do Sindifisco Nacional.

Em nota aos veículos de comunicação, a Superintendência da 9.ª Região Fiscal da RFB, que abrange Paraná e Santa Catarina, informa que o impacto “tem sido variável de acordo com o grau de adesão dos servidores ao movimento em cada localidade e também com os processos de trabalho desenvolvidos em cada local”.

Publicidade

“A Superintendência da Receita Federal na 9ª Região tem envidado esforços para buscar uma solução para esta situação, buscando a volta à normalidade na instituição, ao mesmo tempo em que busca assegurar que os serviços essenciais sejam prestados à população como prevê a legislação”, complementa o órgão.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    1 comentário em “Greve dos auditores da Receita reduz liberação de cargas na fronteira”

    1. Eu

      É só o governo cumprir o acordo firmado há 7 anos com os Auditores-Fiscais que são os menos remunerados em comparação com os Fiscos dos Estados.

    Os comentários estão encerrado.