Horário de verão no Paraguai termina no próximo dia 26

Iniciativa que previa alterar de forma permanente o fuso do país foi rejeitada pelo Senado.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Senado do Paraguai alterou, nessa quinta-feira (2), o projeto de lei remetido pela Câmara dos Deputados, que previa transformar o horário de verão na hora oficial do país, que passaria a estar, durante todo o ano, no mesmo fuso de Brasília e Buenos Aires. A redação aprovada no Senado mantém o formato atual, com horários de verão e de inverno.

Leia também:
Comércio de Ciudad del Este tem alta nas vendas em 2023

Atualmente, o Paraguai adianta seus relógios no período entre o primeiro domingo de outubro e o último domingo de março do ano seguinte. Tal formato foi estabelecido pelo Decreto n.º 1.264, publicado em 2014. No verão, o país está no mesmo horário de Brasília e da Argentina. Nos demais meses do ano, uma hora atrás.

A intenção dos deputados que apoiaram o projeto era que o Paraguai ficasse o ano inteiro na mesma zona horária dos países vizinhos, citando como benefício o fato de anoitecer “mais tarde”, movimentando setores da economia ligados ao lazer e diminuindo riscos de ocorrências de violência no momento da volta para casa após o expediente.

Na passagem pelo Senado, foram levantadas objeções em relação a pontos como o horário de início das aulas no período da manhã, que teria de ser alterado para que crianças e adolescentes não precisem sair de casa quando ainda está escuro; e à adaptação dos expedientes de trabalho no país, que costumam começar cedo.

A redação aprovada pelos senadores, por 29 votos a 6, mantém o fuso horário do país nos termos atuais, transformando em lei o Decreto n.º 1.264 e definindo a vigência do horário de verão (-3 GMT) entre o primeiro domingo de outubro e o último de março; e do horário de inverno (-4 GMT) nas demais épocas do ano.

Na região de fronteira, isso significa que Ciudad del Este ficará no mesmo horário de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú (Brasil e Argentina não adotam mais o horário de verão) entre outubro e março e voltará a ficar uma hora atrás durante o outono, inverno e parte da primavera. Em 2023, o atraso nos ponteiros acontecerá no próximo dia 26 de março.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.