Incêndio destrói barracão no principal mercado público do Paraguai

Fogo no Mercado 4, em Assunção, foi controlado na madrugada desta terça-feira (9), após árduo trabalho dos bombeiros.

Apoie! Siga-nos no Google News

Fogo no Mercado 4, em Assunção, foi controlado, na madrugada desta terça-feira (9), após árduo trabalho dos bombeiros.

Conhecido dentro e fora do Paraguai, o Mercado 4, gigantesco conglomerado de compras em Assunção, teve parte de suas instalações destruída por um incêndio na madrugada desta terça-feira (9). O fogo iniciou às 22h30 de segunda (8), no galpão conhecido como Feria Aragón. Cerca de seis mil metros quadrados foram engolidos pelas chamas.

Para combater o incêndio, o Corpo de Bombeiros Voluntários do Paraguai (CBVP) mobilizou 210 brigadistas e 38 veículos, que isolaram a área do entorno. A grande quantidade de materiais inflamáveis fez com que o fogo fosse debelado somente por volta das 5h. Os prejuízos, a princípio, foram materiais, não havendo informação sobre feridos.

“Um cálculo rápido que fizemos indica que a área atingida seja de 6 mil metros quadrados. Todo o barracão foi afetado e também alguns negócios menores”, afirmou Eduardo Méndez, capitão do CBVP, citado pelo jornal Última Hora. “Agora estamos na última etapa, apagando os últimos focos.”

As causas do incidente serão determinadas após perícia, contudo alguns pontos chamam a atenção. O alarme de incêndio do barracão onde começaram as chamas, por exemplo, não tocou, o que impediu a detecção precoce. A companhia elétrica ANDE, por sua vez, teria demorado quase uma hora para desligar a rede de energia da quadra afetada.

Localização da área atingida e do Mercado 4 em Assunção

Cultura popular

Labirinto de corredores abarrotados de caixas e barracas, o Mercado 4 faz parte da cultura popular do Paraguai, servindo de inspiração para letras de música, livros e produções cinematográficas. O premiado longa-metragem “7 Caixas” (2012) foi rodado no local, sendo um dos filmes paraguaios de maior repercussão fora do país.

Trailer do filme “7 Caixas”, legendado em português

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.