Operação da PF combate evasão e lavagem de dinheiro na fronteira

Nova fase da Operação Gafilat teve abordagens a veículos e pedestres nas aduanas da Ponte da Amizade e da Ponte Tancredo Neves.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Delegacia de Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu deflagrou, entre quinta (16) e sexta-feira (17), a segunda fase da Operação Gafilat, tendo como objetivo combater os crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Leia também:
Caminhoneiro que saiu de Foz é preso com tonelada de maconha em arroz

O trabalho consistiu em reforço às equipes de fiscalização nas aduanas da Ponte da Amizade (Brasil–Paraguai) e da Ponte Tancredo Neves (Brasil–Argentina), para vistorias a veículos e pedestres.

Veículos foram vistoriados à procura de fundos falsos. Foto: Gentileza/Polícia Federal
Veículos foram vistoriados à procura de fundos falsos. Foto: Gentileza/Polícia Federal

“Nas abordagens, os policiais federais, além de produtos ilícitos, procuravam por numerários e instrumentos negociáveis ao portador, junto ao corpo dos pedestres e em fundos falsos e outros espaços camuflados nos veículos”, descreve a assessoria da PF, em nota distribuída à imprensa.

A primeira fase da operação ocorreu no final do mês passado, entre os dias 25 e 26 de abril. Na ocasião, várias situações foram constatadas, como pedestres atravessando a fronteira com somas próximas ao limite legal permitido (valores acima de US$ 10 mil precisam ser declarados).

“Com grande volume de veículos e pessoas que circulam diariamente entre Brasil, Paraguai e Argentina, surge a necessidade de se reprimir a saída de valores do país sem a devida documentação legal”, informa a PF.

O balanço do procedimento das últimas horas ainda não foi divulgado. O nome da operação é uma referência ao Grupo de Ação Financeira da América Latina (Gafilat), órgão multilateral que atua em conjunto com os governos da região.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. OXIURANOS Diz

    MALFEITORES CONSTITUIDOS,
    CAPACHOS, SERVIÇAIS DO FDPTA, DO DESPOTA DO PCC, LEX LUTHOR, DITADOR DA SUPREMA TRANQUEIRA FEDERAL!!

Comentários estão fechados.