Operação Paraná III terá militares de 16 países na fronteira

Trabalhos acontecerão entre os dias 12 e 18 de agosto, em Foz do Iguaçu, Medianeira e municípios da região do lago de Itaipu.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Exército Brasileiro receberá a visita de militares de outros 15 países, a partir da próxima semana, durante as ações da Operação Paraná III, que acontecerão entre os dias 12 e 18 de agosto, em Foz do Iguaçu, Medianeira e municípios da região do lago de Itaipu, como Santa Helena, Missal, Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu.

Leia também:
Ponte da Amizade tem policiamento ampliado na área de acesso

O objetivo da operação, que faz parte da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), é atuar de forma conjunta em um hipotético atendimento a comunidades atingidas por desastres naturais. Para tanto, serão mobilizados cerca de dois mil militares, além de 48 blindados, 13 embarcações e quatro helicópteros.

A maior parte dos participantes será do próprio Brasil. Entre os cerca de 125 estrangeiros aguardados estarão militares das forças armadas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

A programação prevê palestra e cerimônia de abertura em Foz do Iguaçu, no dia 12; treinamento no aeroporto de Medianeira, no dia 13; simulação de atendimento a vítimas de violência, chegada de refugiados e resgate de vítimas ilhadas, no dia 14; e resgate de vítimas de soterramento, no dia 15.

No dia 16, serão promovidos exercícios de evacuação de feridos e mortos, simulação de desabamento de ponte e de combate a emergências virais. No dia 17, o enfoque estará no enfrentamento a incêndios e no atendimento a feridos por armas de fogo. A última jornada, marcada para o dia 18, estará reservada para a cerimônia de encerramento.

Nas edições anteriores da Operação Paraná, em 2017 e 2019, os trabalhos tiveram como foco a defesa de estruturas sensíveis, como a usina de Itaipu. A coordenação é do Comando de Operações Terrestres (Coter) e do Comando Militar do Sul (CMS).

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Ralfo Penteado Diz

    Passado o ponto, transição …

Comentários estão fechados.