Paraguai autoriza pacote de obras na cabeceira da Ponte da Integração

Ordens de serviço para a construção da aduana e do terminal de cargas foram liberadas pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações.

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O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai emitiu, na última segunda-feira (13), as ordens de serviço para o início das obras das estruturas de fiscalização na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração em Presidente Franco. O trabalho estará dividido em dois lotes, distribuídos a diferentes empresas.

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A primeira ordem de serviço diz respeito à Licitação Pública Internacional n.º 97/2021, que prevê a construção do Terminal de Cargas da Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP), a cerca de quatro quilômetros da ponte. O local concentrará o pátio de caminhões e a estrutura para a verificação das cargas que cruzam a fronteira.

O valor máximo disponibilizado é de G$ 51,6 bilhões (R$ 38,2 milhões), com previsão de entrega ainda em 2023. Dois consórcios estarão responsáveis pela obra: o Consórcio CEP, formado pelas empresas Puntal Construcciones, Caldetec Ingeniería e Edivi; e o Consórcio Integración, das construtoras Tecnodinámica, Icasa e Consultora de Calidad.

Já a segunda ordem de serviço, referente à Licitação Pública Internacional n.º 103/2021, é para a construção da aduana e demais estruturas da zona primária da cabeceira paraguaia, com orçamento de até G$ 57,2 bilhões (R$ 42,3 milhões), oriundo de recursos contratados pelo Paraguai para as obras complementares à Ponte da Integração.

Tal como no primeiro caso, dois consórcios estarão encarregados dos serviços: o Consórcio TIV, composto pelas empreiteiras Tocsa, Implenia e Vial Sur; e o Consórcio TRSA–TECMA, que fará a parte de fiscalização.

Área da futura aduana paraguaia da Ponte da Integração, em Presidente Franco. Imagem: Gentileza/MOPC
Área da futura aduana paraguaia da Ponte da Integração, em Presidente Franco. Imagem: Gentileza/MOPC

O trecho mais avançado de obras no lado paraguaio é o Lote Urbano, que engloba as vias de acesso à ponte no perímetro urbano de Presidente Franco e está, segundo o MOPC, com 53% de execução. Outros pontos, como o anel viário do Corredor Metropolitano del Este e a nova ponte sobre o Rio Monday, serão entregues em 2024 e 2025.

No lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, a rodovia Perimetral Leste está com 19,3% do cronograma executado, conforme dados divulgados pelo Consórcio Ponte Brasil Paraguai, no boletim mensal de fevereiro de 2023. O valor desembolsado até o momento é de aproximadamente R$ 20 milhões.

Trecho da Perimetral Leste próximo à cabeceira brasileira da Ponte da Integração. Imagem: Gentileza/Consórcio Ponte
Trecho das obras da Perimetral Leste em Foz do Iguaçu. Imagem: Gentileza/Consórcio Ponte
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2 Comentários
  1. […] Leia também:Paraguai autoriza pacote de obras na cabeceira da Ponte da Integração […]

  2. […] lado paraguaio, o governo do país autorizou, em março, o início da construção da futura aduana e dos trabalhos de adequação do pátio de caminhões, que ficará a cerca de quatro quilômetros da cabeceira. O anel viário do Corredor Metropolitano […]

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