Polícia Federal (PF) e Receita Federal do Brasil (RFB) deflagraram, na noite dessa quarta-feira (21), uma operação de combate ao contrabando e ao descaminho de mercadorias, vindas da Argentina através da Ponte Tancredo Neves, que liga Foz do Iguaçu à cidade de Puerto Iguazú.
Leia também:
Reajuste de junho: veja os novos preços dos combustíveis na Argentina
“Durante a noite, foi apreendido um veículo, tipo van, carregado com dezenas de sacos de alho, abandonado na região do Bubas. O veículo e o material foram encaminhados para a Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu”, informou a PF, em boletim distribuído à imprensa.
O trabalho continuará por tempo indeterminado. Devido às distorções geradas pelas diferentes cotações do peso argentino, a compra de gêneros alimentícios em Puerto Iguazú está mais vantajosa para brasileiros e paraguaios, o que faz com que muitas pessoas se arrisquem trazendo produtos em quantidades superiores às permitidas, caracterizando destinação comercial.
Outra anomalia detectada pelas forças de fiscalização é o transporte irregular de combustíveis, adquiridos na Argentina e levados ao Brasil e ao Paraguai em galões ou em tanques adulterados. Tal fluxo ocorre porque, mesmo com o último reajuste mensal aplicado no dia 17, gasolina e diesel continuam com preços mais baixos no lado argentino da fronteira.


