O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) anunciou que fará, nesta sexta-feira (12), às 9h, a entrega simbólica das chaves do prédio da aduana brasileira da Ponte da Integração Brasil–Paraguai.
Leia também:
Paraguai entrega as chaves da aduana da Ponte da Integração
A entrega formal terá como destinatário o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O ato está marcado para a cabeceira da Ponte da Integração em Foz do Iguaçu, com a presença de representantes da Receita Federal do Brasil (RFB).
Em nota, a RFB, que assumirá a administração do espaço na cabeceira da Ponte da Integração após a entrega, destaca que “trata-se de um ato formal e protocolar entre os órgãos responsáveis pela obra, o qual não encerra a responsabilidade assumida pelo DER-PR em relação à obra, uma vez que a mesma segue em finalização”.
Além disso, a RFB aponta que a “aduana com a Argentina segue em construção, não sendo disponível informação sobre o prazo para a finalização da obra”.
“A Receita Federal permanece realizando trabalhos de vistoria no local com o intuito de receber a obra e iniciar as operações no local”, complementa.
Perimetral Leste e Ponte da Integração
Nessa quinta-feira, o governador Ratinho Junior esteve em Foz do Iguaçu para vistoria final e entrega da Perimetral Leste, acesso à Ponte da Integração.
O ato gerou polêmica, pois a foto oficial trouxe faixa com a palavra “inauguração”. Além disso, Ratinho anunciou a liberação do tráfego na perimetral.
Polícia Rodoviária Federal (PRF) e DNIT argumentaram, contudo, que a rodovia ainda não tem condições de trafegabilidade, pois faltam estruturas de segurança e sinalização.
Em Foz do Iguaçu e Presidente Franco, há expectativa para a liberação parcial do trânsito na Ponte da Integração ainda em dezembro.
Nos dias 19 e 20 deste mês, os presidentes Lula e Santiago Peña estarão na região fronteiriça. Os chefes de estado participarão da Cúpula do Mercosul, marcada para Foz do Iguaçu.

